quarta-feira, 23 de abril de 2025

‘Obrigado por me trazer de volta à praça’, disse Francisco a enfermeiro

 

“Obrigado por me trazer de volta à praça”, disse o papa Francisco ao seu enfermeiro por incentivá-lo a ter um último encontro com a multidão a bordo do papamóvel no domingo, horas antes de sua morte.

As palavras que o pontífice dirigiu ao seu fiel enfermeiro pessoal, Massimiliano Strappeti, no Domingo de Páscoa, foram divulgadas ontem. Após a tradicional bênção Urbi et orbi da sacada da Basílica de São Pedro, Francisco fez um passeio inesperado a bordo do veículo papal entre os milhares de fiéis reunidos para a celebração.

Mas antes do trajeto, ele perguntou ao seu enfermeiro: “Acredita que eu posso fazer?” Strappetti o tranquilizou e o papa percorreu durante quase 15 minutos a praça, abençoando vários bebês no caminho. Como Francisco disse uma vez, foi o auxiliar que salvou sua vida anteriormente, ao sugerir que ele se submetesse a uma cirurgia de cólon. O pontífice, então, o nomeou seu assistente pessoal de saúde em 2022,

O enfermeiro esteve ao lado do papa durante todos os 38 dias de internação no Hospital Gemelli e 24 horas por dia durante sua convalescença na Casa Santa Marta. “No dia anterior, eles foram à Basílica de São Pedro para rever o “percurso” a ser feito no dia seguinte, quando Francisco apareceria do balcão central da basílica”, acrescentou a Santa Sé.

Sem desistir

Em 25 de março, o médico Sergio Alfieri, chefe da equipe responsável por Francisco no Hospital Gemelli, em Roma, revelou detalhes sobre o momento mais crítico da internação, em entrevista ao jornal italiano Corriere Della Sera. Segundo ele, foi cogitado suspender o tratamento e deixar Francisco morrer, uma vez que ele vinha sofrendo.

Alfieri também explicou, na ocasião, que o papa delegou as decisões a seu assistente pessoal, em quem sempre teve total confiança. “Strappetti nos disse: tente de tudo, não desista e ninguém desistiu”, revelou Alfieri.

Segundo o Vaticano, o jesuíta argentino descansou durante a tarde em seu apartamento na residência de Santa Marta no Vaticano, antes de jantar de maneira tranquila. Na segunda-feira, por volta das 5h30 (0h30 de Brasília), surgiram os primeiros sinais de mal-estar. Mais de uma hora depois, após falar com seu enfermeiro, entrou em coma e morreu às 7h35 no horário local (2h35 de Brasília). “Não sofreu, tudo aconteceu rapidamente”, disseram aqueles que estiveram ao seu lado nos últimos momentos. Ontem, os auxiliares próximos se despediram do papa em Santa Marta.

Morte do Papa

O Papa Francisco morreu às 7h35, horário de Roma, desta segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Farrell da Casa Santa Marta.

 “Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da Igreja”.

O cardeal Farrell disse ainda que Francisco chegou a aparecer na sacada da Basílica de São Pedro para a mensagem de Páscoa, na manhã deste domingo (20).

“O Pontífice apareceu na sacada da Basílica de São Pedro para a mensagem de Páscoa Urbi et Orbi, deixando sua última mensagem para a Igreja e o mundo”.

“Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino,” acrescentou o cardeal.

Primeiro Papa das Américas

Francisco assumiu o papado em 2013, mas, ao longo dos últimos anos, começou a apresentar problemas de saúde, desde gripes e resfriados até ferimentos provocados por quedas em seu próprio apartamento, no Vaticano.

Com a saúde cada vez mais fragilizada, chegou a usar cadeira de rodas e bengalas para se locomover em eventos que exigiam maior esforço físico, além de limitar suas falas em razão de diversas infecções respiratórias.

Em fevereiro, foi internado para realizar exames e tratar um quadro de bronquite, inflamação dos brônquios geralmente provocada por vírus como o da influenza ou o vírus sincicial respiratório.

Apesar do agravamento da saúde no decorrer dos anos, o papa vinha mantendo grande parte de sua agenda diária de compromissos, participando, inclusive, de reuniões em sua própria residência.

Biografia

Francisco, nome escolhido por ele para seu pontificado, nasceu Jorge Mario Bergoglio. Argentino de Buenos Aires, foi o primeiro papa das Américas. Filho de imigrantes italianos, era o mais velho de cinco irmãos: dois homens e três mulheres.

Ainda jovem, chegou a formar-se técnico em química, mas, pouco depois, escolheu o caminho do sacerdócio. Licenciou-se em filosofia, foi professor de literatura e psicologia e, posteriormente, licenciou-se também em teologia.

Foi ordenado sacerdote em dezembro de 1969, prestes a completar 33 anos. Já como padre jesuíta, foi nomeado bispo auxiliar de Buenos Aires e, posteriormente, em 2001, como cardeal, pelo então papa João Paulo II.

Como arcebispo de Buenos Aires, diocese com mais de 3 milhões de pessoas, elaborou um projeto missionário centrado na comunhão e na evangelização e com foco na assistência aos pobres e aos enfermos.

Francisco foi sucessor do papa emérito Bento XVI que, em fevereiro de 2013, aos 78 anos, renunciou ao pontificado em razão de problemas de saúde. Francisco chegou a presidir o funeral de Bento XVI, em janeiro de 2023, com uma homilia em que o comparava a Jesus.

Em meados de 2024, sobre a possibilidade de também ele renunciar, Francisco se referiu ao tema como “hipótese distante”, já que ainda mantinha saúde suficiente para seguir com seu papado. “Não tenho motivos sérios o suficiente para me fazerem pensar em desistir”.

Apelo por cessar-fogo

Ao longo de seu papado, Francisco lançou diversos apelos à comunidade internacional por cessar-fogo em conflitos na Europa e no Oriente Médio – incluindo a guerra entre Rússia e Ucrânia e, mais recentemente, os ataques do Hamas à Faixa de Gaza.

“Todas as nações têm o direito de existir em paz e em segurança e seus territórios não devem ser atacados ou invadidos. A soberania deve ser respeitada e garantida pelo diálogo e pela paz, não pelo ódio e pela guerra.”

Mulher em gabinete-chave da Igreja

Em janeiro de 2025, Francisco nomeou uma mulher para chefiar um importante gabinete do Vaticano, escolhendo a freira Simona Brambilla para dirigir o departamento responsável por todas as ordens da Igreja Católica.

Com a nomeação, pela primeira vez, uma mulher fica responsável por um dicastério ou congregação da Cúria da Santa Fé, órgão central de governo da Igreja Católica. Simona substitui o cardeal brasileiro reformado João Braz de Aviz.

Milagre na Amazônia

Em outubro de 2024, durante missa na Praça de São Pedro, Francisco proclamou a canonização do padre italiano José Allamano, fundador da congregação dos Missionários da Consolata, por um milagre que teria ocorrido na Amazônia brasileira.

Segundo a organização Consolata América, o milagre ocorreu em 1996, em Roraima, quando um indígena yanomami foi atacado por uma onça e apresentou um grave ferimento na cabeça. Um grupo de missionários teria invocado José Allamano pedindo a recuperação do rapaz, o que se realizou.

Mudanças climáticas

Em agosto de 2024, Francisco fez um de seus últimos alertas em prol da preservação do meio ambiente e exigindo uma ação global contra as mudanças climáticas. “Se medirmos a temperatura do planeta, isso nos dirá que a Terra está com febre. Ela está doente”.

“Precisamos nos comprometer com a proteção da natureza, mudando nossos hábitos pessoais e comunitários”, disse. “Os que mais sofrem com as consequências desses desastres são os pobres, aqueles que são forçados a deixar suas casas por causa de enchentes, ondas de calor ou secas”, completou.

Bênção para casais do mesmo sexo

Em dezembro de 2023, o Vaticano anunciou, em decisão histórica aprovada pelo papa Francisco, que padres podem administrar bênçãos a casais do mesmo sexo, desde que não façam parte dos rituais ou liturgias regulares da Igreja Católica.

Documento do escritório doutrinário do Vaticano destaca que tal bênção não legitima situações irregulares nem deve ser confundido com o sacramento do matrimônio, mas figura como um sinal de que Deus acolhe a todos.

O texto cita que padres “não devem evitar ou proibir a proximidade da Igreja com as pessoas em todas as situações em que elas possam buscar a ajuda de Deus por meio de uma simples bênção”.

*Com Agência Brasil

Última aparição

Antes de falecer na madrugada desta segunda-feira (21), o Papa Francisco apareceu publicamente nesse Domingo de Páscoa (20), para abençoar milhares de pessoas na Praça de São Pedro, no Vaticano. Ele estava se recuperando de uma pneumonia dupla, quase fatal. Ele foi breve em sua fala, desejando apenas “feliz Páscoa” aos fiéis. Acenou da varanda e pediu a um assessor que lesse o restante do discurso.

Antes disso, também não celebrou a Missa de Páscoa na praça, delegando a celebração ao cardeal Angelo Comastri, arcipreste aposentado da Basílica de São Pedro.

Francisco apareceu em público apenas algumas vezes desde que retornou ao Vaticano, em 23 de março, após uma internação de 38 dias. Ele não compareceu aos serviços solenes da Sexta-feira Santa e do Sábado Santo, que antecederam a Páscoa, mas sua presença era esperada no domingo, conforme o livreto da missa e os planos litúrgicos divulgados pelo Vaticano.

Declarações polêmicas do papa

Ao longo de 12 anos na liderança da Igreja Católica, o papa Francisco, deu diversas declarações sobre temas relacionados à comunidade LGBTQ+ ao escândalo de abusos sexuais dentro do clero.

O Band.com.br listou algumas das frases do pontífice que causou polêmica ao longo dos últimos anos. Relembre:

Pedido de desculpas a homossexuais

O líder da Igreja Católica pediu desculpas por usar termos homofóbicos durante uma reunião a portas fechadas com bispos. Ele teria dito que “há muita viadagem nos seminários”.

Em comunicado, o Vaticano declarou que o papa “nunca pretendeu ofender ou expressar-se em termos homofóbicos, e se desculpa com quem se sentiu ofendido pelo uso de um termo, referido por outros”

‘É um escândalo ir à igreja e odiar os outros’

Na primeira Audiência Geral de 2019, o papa Francisco afirmou que é um escândalo ir à igreja e “odiar os outros”.

“E quantas vezes nós vemos o escândalo daquelas pessoas que vão à igreja todos os dias e depois vivem odiando os outros e falando mal das pessoas. Isto é um escândalo. Melhor não ir à igreja. Viva assim como ateu. Mas se você vai à igreja, viva como filho, como irmão e dá um verdadeiro testemunho. Não um contratestemunho”, disse Francisco.


Aborto

Durante as celebrações do Jubileu da Misericórdia, Francisco autorizou que todos os padres teriam o poder de “absolver” as mulheres que cometeram o “pecado do aborto”, porque “o perdão de Deus não poder ser negado a todo aquele que se arrepender” e “muitas delas têm uma cicatriz no coração por essa escolha sofrida e dolorosa”.

Anos depois, em 2022, Francisco reformou que “não se deve esperar que a Igreja altere a sua posição sobre esta questão”.

“Este não é um assunto sujeito a supostas reformas ou modernizações. Não é opção progressista pretender resolver os problemas, eliminando uma vida humana. Mas é verdade também que temos feito pouco para acompanhar adequadamente as mulheres que estão em situações muito duras, nas quais o aborto lhes aparece como uma solução rápida para as suas profundas angústias, particularmente quando a vida que cresce nelas surgiu como resultado duma violência ou num contexto de extrema pobreza. Quem pode deixar de compreender estas situações de tamanho sofrimento?”, pontuou.

Em outubro de 2021, Francisco voltou a afirmar que “aborto é um homicídio” e que profissionais da área da saúde podem se recusar a fazer o procedimento

“Sobre o aborto, sou muito claro: trata-se de um homicídio, e não é lícito tornar-se cúmplice. Nosso dever é estarmos próximos das mulheres para que não se chegue a pensar na solução abortiva, que, na realidade, não é uma solução”.

Abuso sexual

Durante um sermão a sociedade civil e políticos na Bélgica, o pontífice afirmou que a “igreja deve ter vergonha e pedir perdão”.

“Tentar resolver esta situação com humildade cristã e fazer todo o possível para que não volte a acontecer. Penso nos casos dramáticos de abusos de menores, um flagelo que a Igreja está enfrentando com determinação e firmeza, escutando e acompanhando as pessoas feridas e implementando um amplo programa de prevenção em todo o mundo. Esta é a vergonha que todos temos que assumir agora, pedir perdão e resolver o problema”, declarou Francisco.

“Filhas de Deus”

Em mais um sinal de abertura da Igreja Católica a pessoas LGBTQIAPN+, o papa Francisco afirmou em entrevista à revista espanhola Vida Nueva que mulheres trans “são filhas de Deus”, estimadas pelo Todo-Poderoso do jeito que elas são.

“A primeira vez que me viram elas saíram chorando, dizendo que eu havia dado a mão a elas, um beijo. Como se eu tivesse feito algo excepcional”, disse à revista. “Mas elas são filhas de Deus! E Ele gosta de vocês assim.”

Francisco frisou que a Igreja Católica precisa estar aberta ao diálogo com todos. “É algo que nos foi ensinado por Jesus”, afirmou. Agir diferente, argumentou, seria um sinal de “fraqueza” e de falta de fé na “força do Evangelho”.

“Todos devem se sentir acolhidos. Não podemos desistir disso, porque o Senhor nos ensinou assim”, continuou. “Jesus diz: ‘Vão e tragam todos a mim, saudáveis e doentes, justos e pecadores’. Todos. Se a Igreja não tem o que Jesus ensinou, não é a Igreja.”

*com BandNews

Morte por AVC

Um boletim médico oficial divulgado nesta segunda-feira (21) pela Santa Sé informa que o papa Francisco foi vítima de um acidente vascular cerebral (AVC), seguido por coma e colapso cardiovascular irreversível.

O relatório de óbito é assinado pelo professor Andrea Arcangeli, diretor da Direção de Saúde e Higiene do Estado da Cidade do Vaticano. A morte foi constatada por meio de registro eletrocardiotanatográfico, método que identifica o momento exato da parada cardíaca (7h35 no horário local; 2h35 no horário de Brasília).

O documento também informa que o papa apresentava histórico clínico de insuficiência respiratória aguda, pneumonia multimicrobiana bilateral, bronquiectasias múltiplas, hipertensão arterial e diabetes tipo 2.

“Declaro que as causas da morte, segundo meu conhecimento e consciência, são aquelas indicadas acima”, afirmou Arcangeli no relatório.

A Santa Sé ainda não divulgou detalhes sobre as cerimônias fúnebres nem sobre os próximos passos do Vaticano com relação à sucessão papal.

*com Agência Brasil




terça-feira, 22 de abril de 2025

Vaticano divulga primeiras imagens do corpo do Papa Francisco

 

O Vaticano divulgou nesta terça-feira (22) as primeiras imagens do papa Francisco deitado em um caixão de madeira na residência Casa Santa Marta, no Vaticano.

Francisco morreu aos 88 anos de um AVC e falência cardíaca irreversível, segundo o médico do Vaticano, Andrea Arcangeli, em um atestado de óbito divulgado nesta segunda-feira (21).

O atestado, publicado pelo Vaticano, afirma que o papa entrou em coma antes de sua morte na manhã desta segunda-feira.

A morte do papa foi anunciada pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo do Vaticano, nesta segunda.

“Queridos irmãos e irmãs, é com profunda tristeza que comunico a morte do nosso Santo Padre Francisco”, disse um comunicado do camerlengo.

Às 7h35 desta manhã (horário local), o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da Sua Igreja.

Fonte: CNN




CONTAG lamenta a morte do Papa Francisco

 


A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) recebeu com tristeza a notícia do falecimento do Papa Francisco, o primeiro pontífice latino-americano e também o primeiro a ter o nome de Francisco, assumir a defesa da Igreja atenta às dores e lutas dos mais pobres e marginalizados. 

No seu pontificado, que durou 12 anos, defendeu a renovação da Igreja, acolhendo na fé e esperança as mulheres para cargos importantes no Vaticano e pessoas LGBTQIAPN+, o diálogo inter-religioso, a paz, a importância dos sindicatos para a democracia e os direitos, a defesa do meio ambiente, dos direitos sociais básicos sob a premissa de “terra, teto e trabalho”. Francisco disse: “Os sindicatos são chamados a serem a voz de quem não tem voz”. E afirmou também em outra ocasião: “Não existe uma boa sociedade sem um bom sindicato – e não há um bom sindicato que não renasça todos os dias nas periferias”.

Ao longo desse tempo, Francisco deixou o seu exemplo de fidelidade, fé, coragem e amor universal. Ele mesmo disse: “Não há democracia com fome, nem desenvolvimento com pobreza, nem justiça na desigualdade.”

Além de sempre destacar a importância de lutarmos por dignidade e combate às desigualdades, o Papa Francisco sempre reconheceu a importância das famílias agricultoras na produção de alimentos saudáveis e na conservação do meio ambiente. “As famílias que trabalham na agricultura são louváveis pela forma solidária e delicada com que cultivam a terra. Favorecendo sistemas agroalimentares mais inclusivos e eficientes”, disse.

A CONTAG expressa o seu pesar à Igreja Católica pela perda do seu maior líder, a todas as pessoas que tinham em Francisco admiração e respeito e a todos os familiares e amigos. Era um dos grandes líderes mundiais, como referência para cristãos e não cristãos, cuja mensagem e exemplo de vida ultrapassaram o ambiente da Igreja Católica.

Papa Francisco, presente!


De olho no vaticano: próximos passos para o sepultamento do papa Francisco

 


A Igreja Católica entra oficialmente em um período de luto após a morte do papa Francisco, anunciada nesta segunda-feira (21), aos 88 anos.

A série de cerimônias de despedida teve início às 15h desta segunda, com o corpo de Jorge Mario Bergoglio sendo depositado na Capela de Santa Marta. Na quarta-feira (23), será transferido para a Basílica de São Pedro, onde acontecerá o velório público. Fiéis de todo o mundo poderão prestar suas últimas homenagens ao pontífice.

Durante esse período, a estrutura de governo do Vaticano passa por uma transição. Parte da cúpula perde temporariamente suas funções, e decisões urgentes ficam a cargo do Colégio dos Cardeais, que também será responsável por definir a data do funeral.

Seguindo o protocolo, o sepultamento deve ocorrer entre o quarto e o sexto dia após a morte. Em um gesto simbólico, Francisco será enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, e não na Basílica de São Pedro — a última vez que algo semelhante ocorreu foi em 1903, com o papa Leão XIII. A escolha reflete a devoção de Francisco à Virgem Maria e à igreja que tradicionalmente visitava em suas viagens apostólicas.

Além da mudança no lugar do enterro, no último ano, o próprio papa Francisco promoveu outras alterações nos ritos funerários papais. Ele será enterrado em um único caixão de madeira revestido de zinco, renunciando à prática secular dos três caixões (de cipreste, chumbo e carvalho). Além disso, diferentemente das tradições anteriores, o corpo será velado já dentro do caixão — com a tampa aberta — e não sobre uma plataforma elevada.

Essas orientações estão descritas no novo Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, aprovado em 29 de abril de 2024 e entregue ao papa em 4 de novembro do mesmo ano. Com essas mudanças, Francisco deixa sua marca até mesmo em seus ritos finais, reafirmando seu compromisso com a simplicidade e com o espírito pastoral que marcou todo o seu pontificado.




Lula e Janja irão ao funeral de papa Francisco em Roma, diz Planalto

 


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama Janja da Silva vão comparecer ao funeral do papa Francisco em Roma, na Itália. A informação foi divulgada pelo Palácio do Planalto na noite desta segunda-feira (21).

Segundo a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), a comitiva completa deve ser divulgada ainda nesta semana. O Planalto também reforça que a viagem ainda não tem data confirmada e que depende do protocolo do Vaticano.

“O presidente Lula e a primeira-dama Janja irão ao funeral do Papa Francisco em Roma. A comitiva completa deve ser anunciada amanhã. A viagem ainda não tem data confirmada, dependendo do protocolo do Vaticano”, informou o Palácio do Planalto em nota.

Mais cedo, o presidente Lula lamentou a morte do pontífice e relembrou as vezes que esteve com o líder religioso e a referência que o pontífice foi para o mundo.

“A humanidade perde hoje uma voz de respeito e acolhimento ao próximo. O Papa Francisco viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos. Assim como ensinado na oração de São Francisco de Assis, o argentino Jorge Bergoglio buscou de forma incansável levar o amor onde existia o ódio. A união, onde havia a discórdia. E a compreensão de que somos todos iguais, vivendo em uma mesma casa, o nosso planeta, que precisa urgentemente dos nossos cuidados”, escreveu Lula.

No comunicado, o político também informou que decretou luto oficial no Brasil de sete dias. O decreto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).

“Que Deus conforte os que hoje, em todos os lugares do mundo, sofrem a dor dessa enorme perda. Em sua memória e em homenagem à sua obra, decreto luto de sete dias no Brasil. O Santo Padre se vai, mas suas mensagens seguirão gravadas em nossos corações”, completa a nota.


Funeral do papa Francisco acontecerá neste sábado, às 5h, anuncia o Vaticano

 


O Vaticano anunciou nesta terça-feira (22) que o funeral do papa Francisco será às 5h de sábado (26), 10h no horário local de Roma.

A data e outros detalhes foram decididos durante reunião de cardeais.

Na manhã de quarta, o corpo do Santo Padre será transferido e exposto na Basílica de São Pedro, segundo o diretor de comunicação do Vaticano, Andrea Tornielli.

Por decisão própria, ele será enterrado em um caixão simples de madeira e fora do Vaticano, pela primeira vez em mais de um século.


Governadora decreta luto oficial de sete dias durante missa em homenagem a Papa Francisco

 


Em reconhecimento ao legado do Papa Francisco, que morreu na madrugada desta segunda-feira (21), o Governo do Rio Grande do Norte decreta luto oficial de sete dias. Durante este período, a bandeira do Estado será hasteada a meio-mastro em todas as repartições públicas estaduais.

O anúncio foi dado pela governadora Fátima Bezerra durante a missa em sufrágio da alma do papa, na tarde desta segunda-feira (21), na Catedral Metropolitana de Natal. A missa em homenagem ao Santo Papa foi presidida pelo Arcebispo de Natal, Dom João Cardoso.

O Papa Francisco morreu aos 88 anos, vítima de um AVC, segundo informações oficiais. Morreu durante o “Jubileu”, também chamado de “Ano Santo”, que ocorre a cada 25 anos. Fátima Bezerra destacou sua trajetória em defesa dos mais necessitados, dos que passam fome, das vítimas de guerras, dos que sofrem injustiças, e de luta por justiça social, por inclusão e pela preservação do meio ambiente.

“Considerando a relevância espiritual, ética e histórica da trajetória do Papa Francisco, o Governo do Rio Grande do Norte se irmana ao Governo Federal e decreta luto oficial de sete dias, numa homenagem à sua memória e ao seu legado”, diz a governadora Fátima. “Que ele continue inspirando as gerações presentes e futuras a seguir seus ensinamentos: olhar sempre para os que mais precisam, para os ‘pequeninos’, como chamava Jesus, para os mais humildes, para os que têm sede, para os que têm fome de justiça. Defender o meio ambiente, o diálogo, a união entre os povos e as nações, que a gente não abra mão, nunca, de acreditar e lutar por uma sociedade fraterna e solidária”, finalizou.

Leia na íntegra a nota oficial do Governo do Rio Grande do Norte sobre os sete dias de luto pela morte do Papa Francisco:

“O Governo do Estado do Rio Grande do Norte manifesta, com profundo pesar, seu lamento pelo falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco, ocorrido nesta data.

Líder máximo da Igreja Católica e figura admirada mundialmente por sua humildade, coragem e incansável compromisso com os pobres, com a paz, a justiça social e o diálogo entre os povos, o Papa Francisco deixa um legado inestimável para a humanidade.

Sua trajetória foi marcada pela defesa incondicional da dignidade humana, da solidariedade, do meio ambiente e da inclusão. Sua mensagem de amor, compaixão e esperança tocou milhões de pessoas ao redor do mundo, inclusive no Rio Grande do Norte, estado de maioria católica e profundamente impactado por sua liderança espiritual e moral.

Em sinal de respeito, reverência e reconhecimento à sua grandiosa missão, a Governadora Fátima Bezerra decreta luto oficial de 7 (sete) dias em todo o território do Estado do Rio Grande do Norte.

Durante este período, a bandeira do Estado será hasteada a meio-mastro em todas as repartições públicas estaduais.

O povo potiguar se une em oração e solidariedade aos fiéis de todo o mundo neste momento de dor e despedida”


sexta-feira, 28 de março de 2025

Descubra se você tem valores a receber do antigo PIS/Pasep

 


O Ministério da Fazenda lançou uma nova ferramenta digital que permite consultar e resgatar valores remanescentes das cotas do Fundo PIS/PASEP, encerrado em 2020. Chamada de REPIS Cidadão, a plataforma concentra todas as informações necessárias para que trabalhadores, ou seus herdeiros, saibam se possuem recursos disponíveis e quais passos devem seguir para realizar o saque dos valores.

O acesso ao serviço está disponível pelo endereço eletrônico http://repiscidadao.fazenda.gov.br/ , oferecendo uma alternativa prática e direta ao usuário, além da forma tradicional de consulta via app do FGTS. Para garantir a segurança e a privacidade dos dados pessoais dos cidadãos, o acesso exige autenticação nos níveis prata ou ouro da plataforma Gov.br, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Os valores disponíveis se referem às cotas do antigo fundo PIS/PASEP pertencentes aos trabalhadores que tiveram carteira assinada ou atuaram como servidores públicos entre 1971 e 1988, e que ainda não efetuaram o saque após a extinção do fundo. Os primeiros ressarcimentos serão pagos em 28 de março, com valor médio estimado pelo Ministério da Fazenda em torno de R$ 2,8 mil, variando conforme o tempo de trabalho e a remuneração recebida na época.

Fácil de usar

De acordo com Vanessa Delamare Campos, analista do Serpro responsável pela implantação do serviço, o Repis Cidadão foi desenvolvido com a proposta de ser intuitivo, amigável e de fácil operação, para que qualquer pessoa, independentemente de sua experiência com computadores, consiga acessar e obter as informações que precisa.

“Com o Repis Cidadão, qualquer um poderá verificar se há ou não valores a serem sacados e verificar os procedimentos para sacar esse dinheiro, pois a plataforma conta com orientações tanto para o beneficiário direto, quanto para o caso em que os herdeiros são os beneficiários”, explica.

Histórico de desenvolvimento

Segundo o líder da equipe de desenvolvimento, Leonardo Paoliello, o projeto REPIS teve início no Serpro em agosto de 2023, com a solicitação de migração da base de dados da Caixa para o Serpro. “Após a migração da base, ao longo de 2024 trabalhamos no desenvolvimento do processamento dos pedidos de ressarcimento, que envolvia a troca de arquivos entre as duas instituições”, pontua.

Paralelamente a esse desenvolvimento, acrescenta Leonardo, surgiu a necessidade de dar mais transparência ao processo e permitir que qualquer cidadão pudesse consultar pela internet se possuía valores a receber. “Diante dessa demanda, em dezembro de 2024, o Ministério da Fazenda aprovou o desenvolvimento do REPIS Cidadão”, informa.

“O REPIS tem um forte cunho social ao simplificar e democratizar o acesso dos cidadãos brasileiros aos recursos financeiros que lhes pertencem por direito. Com mais esta entrega, o Serpro reafirma diariamente seu compromisso com o Ministério da Fazenda, desenvolvendo soluções tecnológicas alinhadas aos objetivos estratégicos do governo”, destaca Ariadne Fonseca, diretora de Negócios Econômico-Fazendários do Serpro.

Atenção às diferenças

É importante destacar que o ressarcimento das cotas se refere ao antigo Fundo PIS/Pasep, extinto em 2020, e não tem relação com o atual programa do abono salarial do PIS/Pasep. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o abono salarial de 2025 é destinado exclusivamente a trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos que tiveram carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano-base de 2023, com remuneração média mensal de até dois salários-mínimos (R$ 2.604, na época).

 

Anvisa interdita creme dental Colgate Total Clean Mint

 


Foi publicada nessa quinta-feira (27/3) a RESOLUÇÃO-RE Nº 1.158, DE 26 DE MARÇO DE 2025, que determina a interdição cautelar de todos os lotes do creme dental Colgate Total Clean Mint, que contém em sua formulação a substância fluoreto de estanho, que é um agente de cuidado bucal.

A decisão é resultado de uma avaliação de risco feita pela Anvisa e foi adotada diante da ocorrência de um número significativo de efeitos indesejáveis associados ao uso do produto creme dental Colgate Total Prevenção Ativa, lançado no país em julho de 2024 com nova formulação.

Entre os eventos relatados pelos usuários estão lesões bucais, sensações dolorosas, sensação de queimação/ardência, inflamação gengival, e edema labial. Estes sintomas têm impactado significativamente a qualidade de vida dos consumidores, resultando, em alguns casos, em custos médicos, afastamento do trabalho, dificuldades para se alimentar e se comunicar, e sofrimento emocional.

A medida é restrita ao produto CREME DENTAL COLGATE TOTAL, variante CLEAN MINT, processo 25351.159395/2024-82, considerando que, após acionar a empresa responsável pelo produto, a Anvisa verificou um aumento na taxa de eventos adversos da nova formulação em comparação à fórmula anterior. Portanto, as outras versões do produto não foram atingidas pela referida interdição e podem continuar sendo comercializadas.

A interdição cautelar é uma medida preventiva e temporária para proteger a saúde da população e permanece vigente enquanto são realizados testes, provas, análises ou outras providências requeridas para a investigação e conclusão do caso. Portanto, o produto não deve ser consumido ou comercializado até que seja comprovada a sua segurança.

Orientações aos consumidores e pontos de venda

A Anvisa recomenda que não sejam consumidos os produtos da marca CREME DENTAL COLGATE TOTAL, variante CLEAN MINT, até o término das investigações que estão em andamento. Para saber se o produto que está em sua residência está sujeito à interdição, orienta-se que caso o consumidor tenha o produto com a embalagem secundária (cartucho de cartolina) procure no rótulo o número do processo, na Anvisa, que é 25351.159395/2024-82, caso tenha somente a bisnaga, verifique se na composição tem a substância “fluoreto estanoso “.

Orientamos que os consumidores acompanhem as notícias no portal da Anvisa para obter informações sobre o término das investigações. Conforme Lei 6437, de de 20 de agosto de 1977, a interdição cautelar tem validade de 90 dias.

O consumidor que sofreu eventos indesejados relacionados ao uso do produto, deve comunicar imediatamente a Anvisa por meio dos Canais de Notificação abaixo. É muito importante incluir as informações solicitadas no formulário.

Sua contribuição é fundamental para identificar e investigar eventuais riscos à saúde pública, além de ajudar na implementação de medidas preventivas.

  1. Cidadãos:Limesurveyoue-Notivisa
  2. Profissionais de saúde, de vigilância sanitária e empresas:Notivisa

Esclarecemos aos pontos de venda que não existe determinação de recolhimento, no momento, mas o produto deve ficar separado e não deve ser exposto ao consumo ou uso.

Orientações às vigilâncias sanitárias

As vigilâncias sanitárias locais devem adotar as medidas necessárias para que o produto não circule.

Fiscalização sanitária: entenda as ações realizadas pela Anvisa



sexta-feira, 21 de março de 2025

Ouvidoria Day reúne mais de 300 representantes de conselhos de saúde, educação e assistência social


 Mais de 300 pessoas lotaram, na manhã desta quarta-feira (20), o auditório do Coje para participar do Ouvidoria Day, organizado pela Ouvidoria do Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte. A edição 2025 foi voltada para os integrantes dos Conselhos Estaduais e Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social.

Segundo o conselheiro Paulo Roberto Alves, ouvidor do TCE/RN, a aproximação com os conselhos estaduais e municipais é uma das diretrizes da Ouvidoria e tem o objetivo de estreitar os laços com aqueles que atuam no acompanhamento direto das políticas públicas. “São pessoas que muitas vezes se dedicam de forma voluntária a exercer esse controle social de políticas públicas com as quais têm alguma relação e têm o interesse que os serviços cheguem à população com qualidade e transparência”.

Ele anunciou o estabelecimento de um novo canal de comunicação da Ouvidoria com a comunidade por meio do WhatsApp, pelo número 3642-7220. Também foi criado um cadastro dos conselhos para facilitar a comunicação com quem trabalha no acompanhamento diário das políticas públicas. “Uma maior capacitação dos conselheiros, inclusive sobre as fases da despesa pública, fortalece não apenas o trabalho dos conselheiros, mas também do próprio TCE”, afirmou.

O presidente do TCE, conselheiro Carlos Thompson, ressaltou o compromisso da Corte com a transparência e a participação social e reiterou a intenção de criar laços fortes entre a Corte de Contas e as instituições. “A nossa decisão é de estar mais próximo não só na escuta, mas também oferecendo treinamento, atuando de forma conjunta e de forma orientativa, num trabalho preventivo e pedagógico para que exista uma atuação estratégica capaz de acompanhar e avaliar o resultado real das políticas públicas. Os conselhos estaduais e municipais são fundamentais nesse trabalho”.

O conselheiro diretor da Escola de Contas Professor Severino Lopes de Oliveira, George Soares, em seu discurso, aproveitou a ocasião para convidar a todos para o I Seminário de Início de Mandato, que será realizado na próxima segunda-feira (24). “O evento é destinado a prefeitos em início de gestão, mas também vale para prefeitos reeleitos, tendo em vista as constantes mudanças na legislação.”

O evento contou ainda com palestras da Auditora Federal de Finanças e Controle da Controladoria Geral da União, Cristiane Cunha Pitta Lima, e da Diretora de Políticas Públicas do TCE, Anne Costa Carvalho, que apresentou a nova diretoria e aproveitou o evento para fazer uma consulta aos presentes sobre como deveria ser a atuação do Tribunal nessa área, a maioria apontou a necessidade de capacitação, através de diferentes formas, bem como a realização de eventos em que possam compartilhar e reconhecer as boas práticas e também a promoção de campanhas de conscientização da comunidade e dos gestores sobre a importância do controle social na formulação e acompanhamento das políticas públicas.

“A Ouvidoria do Tribunal de Contas se sente realizada com o sucesso desse evento pela forte participação, mostrando que os conselhos atenderam nosso chamamento para estreitar essa relação porque são representantes das comunidades que falam pelo cidadão e queremos agora continuar nesse caminho de trabalhar para exercer o controle social, junto com as ouvidorias e os conselhos estaduais e municipais”, avaliou o conselheiro Paulo Roberto Alves.

sexta-feira, 14 de março de 2025

Governo do RN discute com prefeitos do Seridó agenda da visita do presidente Lula para inauguração da Barragem de Oiticica

 


O Governo do Rio Grande do Norte realizou, nesta terça-feira (13), uma reunião estratégica com prefeitos da região do Seridó para definir os detalhes da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao estado, já na próxima semana. O chefe do Executivo federal vem ao RN para a tão aguardada inauguração da Barragem de Oiticica, no município de Jucurutu, uma das maiores obras hídricas do estado.

O encontro contou com a presença da governadora Fátima Bezerra, do Secretário Chefe do Gabinete Civil, Raimundo Alves, do Presidente do Instituto de Gestão das Águas do RN (IGUARN), Procópio Lucena, além dos prefeitos das cidades diretamente envolvidas na obra e em sua área de influência.

Entre os gestores municipais, estiveram presentes Iogo Queiroz (Jucurutu), Aníbal Pereira (São João do Sabugi), Genilson Medeiros (São Fernando), Ademir Medeiros (Ipueira), Acácio Brito (Serra Negra do Norte), Joaquim Medeiros (Cruzeta/AMSO-TR) e Ivanildo Albuquerque (Timbaúba dos Batistas/AMS).

Durante a reunião, foram discutidos temas como a logística do evento, segurança, mobilização das comunidades beneficiadas e a importância da barragem para a segurança hídrica do Seridó. A governadora Fátima Bezerra destacou a relevância da obra e o compromisso do governo federal com o desenvolvimento da região.

“A Barragem de Oiticica é um sonho de décadas para o povo do Seridó e um marco na luta pela convivência com a seca. O presidente Lula, que tanto tem investido no Nordeste, faz questão de estar presente nesta inauguração, que simboliza um novo capítulo para nossa segurança hídrica e desenvolvimento”, afirmou a governadora.

O Complexo de Oiticica, que integra o Projeto de Integração do Rio São Francisco, beneficiará milhares de pessoas no Seridó potiguar, garantindo abastecimento de água, fortalecimento da agricultura e redução dos impactos das secas na região.

A visita do presidente Lula ao RN acontecerá no próximo dia 19 de março, dia de São José. Nos próximos dias, novas reuniões deverão acontecer para alinhar os últimos detalhes do evento.


Governo Federal amplia PEC da Segurança Pública para incluir Guardas Municipais

 


O ministro da Justiça e Segurança pública, Ricardo Lewandowski, afirmou, nesta quinta-feira (13/3), que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública está pronta para ser enviado ao Congresso Nacional. O texto prevê guardas municipais no policiamento ostensivo e comunitário.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) já havia apresentado uma versão da PEC incluindo expressamente as Guardas Municipais no rol dos órgãos de segurança pública previstos no Artigo nº 144 da Constituição Federal, formalizando o papel dessas corporações. A decisão está alinhada ao entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), que reconheceu a competência das Guardas Municipais para atuar na segurança urbana, resguardadas as atribuições das Polícias Civil e Militar. 

 O objetivo é que haja cooperação com os demais órgãos integrantes do Sistema Único de Segurança Pública (Susp). 

A revisão da PEC busca garantir maior segurança jurídica para a atuação das Guardas Municipais e evitar sobreposição de funções com outras forças de segurança. “Nossa intenção é fortalecer o sistema de segurança pública como um todo, garantindo que as Guardas Municipais tenham seu papel formalizado na Constituição sem comprometer a autonomia dos entes federados”, afirmou Lewandowski. Segundo o ministro, a decisão também reflete a necessidade de adequar a legislação à recente jurisprudência do STF e às demandas das gestões municipais. 

Leia também
• PEC da Segurança Pública não altera competências de estados e municípios
• Lula defende PEC da Segurança Pública: ‘Queremos ser parceiros dos governadores’
• Lewandowski defende PEC da Segurança Pública como marco regulatório

Atuação coordenada

O texto reforça que as Guardas Municipais devem atuar de forma integrada com as Polícias Civil e Militar, sem exercer funções de polícia judiciária, conforme já determinado pelo STF. A PEC também destaca a necessidade de regulamentação local por meio de legislação municipal e o controle externo pelo Ministério Público. 

 O MJSP tem investido na modernização das Guardas Municipais desde 2023, com a doação de equipamentos e viaturas, além da elaboração de diretrizes sobre o uso de câmeras corporais e protocolos de uso da força. Com a nova versão da PEC, essas iniciativas ganham respaldo constitucional, proporcionando estabilidade normativa e previsibilidade no financiamento dessas instituições. 

Avanços

A PEC da Segurança Pública mantém outros pontos estruturantes, como a constitucionalização dos Fundos Nacional de Segurança Pública (FNSP) e Penitenciário Nacional (Funpen), garantindo que os recursos sejam compartilhados entre todos os entes federativos sem possibilidade de contingenciamento. 

Outro destaque é a criação do Conselho Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, que contará com representantes da União, dos estados, do Distrito Federal, dos municípios e da sociedade civil. Esse conselho será responsável por estabelecer diretrizes para fortalecer a segurança pública e padronizar a atuação integrada entre os diversos órgãos do setor, reforçando o diálogo com governadores, prefeitos e representantes das forças de segurança como prioridade na construção da proposta.