terça-feira, 23 de abril de 2019

Participação da juventude em tomada de decisões na agricultura é defendida em Conferência Internacional na França




“Não é mais possível tomar decisões na agricultura sem a participação da juventude”, destaca o Manifesto aprovado na Conferência Internacional de Jovens Agricultores – SIJA (sigla em francês), realizada nos dias 15 a 17 de abril de 2019, em Paris, França. O evento reuniu um grupo de jovens agricultores e agricultoras dos cinco continentes na perspectiva de dialogar e construir estratégias para romper com os desafios impostos aos/às jovens agricultores e agricultoras familiares do mundo. A secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon, participou da Conferência representando a juventude rural brasileira e da América Latina.

Este momento de diálogo, construção coletiva e troca de experiências foi norteado por quatro temas centrais:

- Estrutura Organizacional que permita a criação de Secretarias e a participação efetiva de jovens na tomada de decisões das organizações da agricultura familiar, destacando a importância da permanência da Juventude no Campo;

- O papel da agricultura familiar, especialmente o da juventude rural, na adaptação e mitigação das mudanças climáticas, através do acesso e da gestão de tecnologias adaptáveis, entre outros, sempre enfatizando a participação de jovens na apresentação de propostas para combater as mudanças climáticas e promover o desenvolvimento sustentável, a participação e o fortalecimento da juventude em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Década da Agricultura Familiar;

- A organização das cadeias de valor, refletir sobre a organização da produção e marketing para agregar mais valor e melhorar os preços agrícolas e os rendimentos dos agricultores(as);

- A criação de uma plataforma internacional de jovens agricultore(as) de todos os continentes visando promover uma rede de processos de treinamento contínuo, além de troca de experiências bem sucedidas sobre o impacto regional / internacional nas plataformas de diálogo político e, assim, apresentar propostas para o desenvolvimento da juventude rural na agricultura e sucessão rural.



Segundo Mônica Bufon, outro momento rico nesses três dias foi a participação do ministro da agricultura da França Didier Guillaume, que fez uma escuta com a juventude rural do mundo. “Em seguida, ele destacou a importância da agricultura familiar e dos agricultores e agricultoras jovens. Também se colocou à disposição da juventude rural mundial para, juntos, lutarmos por uma agricultura familiar forte e participativa com sucessão rural”, informou a dirigente da CONTAG.

“Esses três dias de diálogo e construção de propostas e encaminhamentos tiveram um fechamento com a realização da Conferência Pública dos Jovens Agricultores(as), que contou com a presença de diversos líderes dos governos e da sociedade civil, onde a juventude rural mundial apresentou suas propostas através do Manifesto”, explicou Mônica.

Além de destacar a importância da participação da juventude na tomada de decisões na agricultura, o Manifesto aponta três pilares essenciais para ajudar os(as) jovens agricultores(as) a se estabelecerem: facilitar o acesso à terra; reconhecimento da profissão de agricultor pelas autoridades públicas e pelos cidadãos; permitir a representação de jovens agricultores(as).

FONTE: Assessoria de Jovens e de Relações Internacionais - Edição: Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário