quarta-feira, 2 de outubro de 2019

É na luta que a gente se encontra!


FOTO: Luiz Fernandes
Com o objetivo de homenagear e incentivar a conscientização da sociedade sobre as necessidades das pessoas de mais idade é celebrado neste 01 de outubro, o Dia Internacional das Pessoas Idosas.  
 
De acordo com o IBGE, atualmente no Brasil são 33 milhões de brasileiros(as) com mais de 60 ou mais anos. A expectativa é que em 2050, chegue à 66,5 milhões de pessoas idosas. 
 
Nesta data comemorativa, a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) reafirma a importância dos direitos fundamentais e efetivação das políticas públicas que garantam aos idosos(as) do campo: Saúde; Assistência Social; Previdência Social; Moradia; Transporte; Cultura; Esporte; Lazer e outros.
 
 
A CONTAG aproveita para denunciar a violação dos direitos humanos contra a pessoa idosa (violência física, violência sexual, violência psicológica, violência financeira, negligência e o abandono). 
 
Para somar força contra a violência e garantir os direitos da pessoa idosa, a CONTAG através da sua Secretaria de Terceira Idade também participa e defende a existência dos Conselhos de Direitos, enquanto espaços de efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas, e de controle democrático para acompanhar o desenvolvimento das políticas votadas para a pessoa idosa. 
 
Além dos espaços externos, como os Conselhos de Direitos, a Confederação realiza e fortalece a luta dos idosos e idosas através de várias ações internas, como Encontros Regionais e Estaduais de Terceira Idade, Seminários, Palestras, Rodas de conversas, e outros. Uma dessas ações, será a 3ª Plenária Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Terceira Idade e Idosos(as), prevista para acontecer no 2º semestre de 2020, em Brasília/DF. Uma Comissão Nacional já foi criada para organizar, animar e mobilizar os(as) idosos(as) rurais rumo à 3ª Plenária Nacional.     
 
“É nossa missão fazer o enfrentamento contra todas as formas de violência e reafirmar a luta pelos direitos daqueles e daquelas que são a história viva do Movimento Sindical e de toda a sociedade. Por cada idoso e idosa do campo e da cidade: é na luta que a gente se encontra! Feliz Dia Internacional das Pessoas Idosas!”, Josefa Rita da Silva (Zefinha).
 
FONTE: Comunicação CONTAG, com informações da Secretaria de Terceira Idade

Nenhum comentário:

Postar um comentário