sexta-feira, 10 de setembro de 2021

IV Conferência Internacional de Louvor e Adoração Somos Um

 A V Conferência Internacional de Louvor e Adoração Somos Um acontecerá na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 19 e 25 de setembro de 2022.

Missão Somos Um - Rio de Janeiro

A Missão Somos Um, iniciativa para a promoção da unidade dos cristãos constituída por católicos e evangélicos de experiência pentecostal, cuja sede está na cidade do Rio de Janeiro, sendo acolhida pela Arquidiocese do Rio de Janeiro e por diversas lideranças evangélicas da cidade, realizou nos últimos dias 3 e 4 de Setembro, na modalidade online, a IV Conferência Internacional de Louvor e Adoração Somos Um, que teve por tema “…para que deem muitos frutos” (Jo 15,16).

Dos quase 150 inscritos, participaram irmãos e irmãs de 16 países de 4 continentes, estiveram representados Brasil, Colômbia, Argentina, Peru, Chile, Venezuela, Trinidad e Tobago, Itália, Austrália, Estados Unidos, México, Honduras, Aruba, Guatemala e Tanzânia

A Conferência teve por moderadores Ângela Amorim (Secretária Geral da Comunidade Coração Novo e Membro do Comitê Internacional da Missão Somos Um) e Francisco Bermeo (Pregador internacional, Líder carismático colombiano e Membro do Comitê Internacional da Missão Somos Um). A abertura contou com as palavras dos Co-Presidentes da Missão Somos Um – Izaías Carneiro, Fundador da Comunidade Coração Novo, e Pr. Edvaldo Nascimento, Membro da Nova Igreja/RJ – na sexta-feira (03.09). A seguir, os participantes dedicaram-se à oração e a escuta do Senhor mediante a motivação de alguns irmãos organizados por idiomas: Pr. Silas Esteves (Brasil) e Pe. Adriano Pinheiro (Brasil) (língua portuguesa); Dan Almeter (EUA) e Bob Garrett (EUA) (língua inglesa); e Pr. Pedro Lopez (Peru) e Pe. Adrian Santarelli (Argentina) (língua espanhola).

No dia 04.09, a programação iniciada às 15h (horário de Brasília) contemplou a oração inicial dirigida pelos Co-Presidentes da Missão Somos Um: Izaías Carneiro e Pr. Edvaldo Nascimento. Em seguida, realizaram-se algumas saudações: Dom Orani João Cardeal Tempesta, O.Cist. (Arcebispo do Rio de Janeiro); Dom Roque Costa Souza (Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro e Referencial para o Diálogo Ecumênico e Inter-Religioso na mesma Arquidiocese); Bispo Abner (Presidente Estadual do Rio de Janeiro da Igreja Assembleia de Deus Madureira); Mons. Rodolfo Valenzuela (Bispo de Verapaz-Guatemala e Referencial para o Diálogo Ecumênico no Conselho Episcopal Latino-Americano). Estes saudaram os participantes confirmando-lhes o propósito da unidade como graça de Deus a ser acolhida em nossas realidades eclesiais, de modo que a Missão Somos Um é um espaço favorável e fecundo para esse processo de comunhão entre católicos e evangélicos. Igualmente salientaram a relevância do lançamento do Grupo de Trabalho (GT) Católico-Pentecostal Rio de Janeiro e convidaram os presentes para a V Conferência Internacional Somos Um a ser realizada em 2022.

No momento posterior, Izaías Carneiro e Diogo Pessotto (Teólogo e Membro da Secretaria Geral da Missão Somos Um) realizaram a apresentação do Grupo de Trabalho (GT) Católico-Pentecostal Rio de Janeiro, cujo objetivo será o de refletir em termos teológicos e pastorais sobre a experiência carismático-pentecostal no Brasil a partir da discussão já realizada em nível internacional desde 1972. Ademais, apresentaram as diretrizes que balizarão os trabalhos, processos, métodos e informes do referido GT, que conta com a participação titular de 5 católicos e 5 evangélicos especialistas no assunto em questão.

A primeira conferência do dia foi proferida pelo Pr. Rui Luis Rodrigues (Historiador, Professor e Membro da Comunidade Carisma – Osasco/SP) e por Mons. Juan Usma Gómez (Chefe da Seção Ocidental do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos – Vaticano) e teve por tema “Para que deem muitos frutos” (Jo 15,16). Em sua alocução ressaltaram. [1] .a necessidade de insistir numa comunhão íntima com o Senhor, e não em métodos e programas, para que a força dinâmica do evangelho possa se manifestar em nossos ministérios, inclusive na obra de unidade do Corpo de Cristo.

Em seguida, os participantes realizaram um trabalho na modalidade de grupos, organizados em salas virtuais segundo o seu idioma (português, espanhol e inglês). O objetivo era o de que os participantes pudessem compartilhar suas esperanças e desafios pertinentes ao caminho da unidade dos cristãos com vistas ao fortalecimento dos vínculos de comunhão e amizade na perspectiva do conhecimento mútuo.

Seguiu-se a esse momento o testemunho da Pra. Mônica Floriano (Igreja Restaurando Vida – Rio de Janeiro) e de Geraldo dos Anjos (Líder católico integrado à Missão Somos Um – Rio de Janeiro), que partilharam sua experiência com o Grupo de Oração Somos Um, coordenado por ambos e que ocorre mensalmente na sede da Comunidade Coração Novo (Rio de Janeiro).

A segunda e última conferência do dia foi realizada pelo Pe. Marcial Maçaneiro (Doutor em Teologia, Professor da PUCPR e Membro da Comissão Internacional de Diálogo Católico-Pentecostal – Vaticano) e pela Prof. Elizabeth Salazare (Membro da Igreja Metodista Wesleyana e Membro da Comissão de Unidade Cristã da Conferência Pentecostal Mundial). À luz de Colossenses 1,9-14 o Pe. Marcial Maçaneiro SCJ fez uma reflexão com vistas ao serviço de unidade que nós cristãos somos chamados a exercer. Este serviço de unidade corresponde à vocação da Igreja à comunhão e pode caracterizar um chamado específico de alguns cristãos, nas diferentes Igrejas e Comunidades. A Dra. Elizabeth Salazar ressaltou, através de sua apresentação com o auxílio de power point, a importância de que aqueles que desejam contribuir com o caminho da unidade do Corpo de Cristo não se deixem influenciar ou conduzir por qualquer tipo de ideologia político-partidária que em geral leva o indivíduo ao isolamento, ao fechamento para o diálogo e o individualismo tão crescentes em nossos dias. Ela concluiu sua participação encorajando os participantes a assumir uma postura missionária em unidade no anúncio do evangelho.

Encerrou-se a IV Conferência Internacional Somos Um com a oração e despedida de Mons. Rodolfo Valenzuela (Guatemala) e Pr. Pedro Lopez (Peru).

Esta IV Conferência teve por intento destacar o objetivo da Missão Somos Um como serviço prestado às Igrejas, Comunidades e Ministério no sentido de promover o caminho que estabeleça a cultura do encontro, da amizade e do diálogo a fim de que o testemunho do amor entre os cristãos engendre o conhecimento de Jesus Cristo como Senhor no mundo.

Os Co-Presidentes e os demais Líderes da Missão Somos Um evidenciaram a importância da fidelidade às Igrejas de origem e salientaram que o verdadeiro testemunho da unidade nasce da disposição fraterna de conviver e partilhar do patrimônio comum sobre o qual estão assentadas as diferentes expressões eclesiais e pastorais de católicos e evangélicos de experiência pentecostal.

A V Conferência Internacional de Louvor e Adoração Somos Um acontecerá na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 19 e 25 de setembro de 2022.

Fonte: Assessoria de Comunicação Missão Somos Um.


Nenhum comentário:

Postar um comentário