sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

Embarque numa Boa: nova campanha promove segurança e respeito nos aeroportos

 


O Governo Federal — Ministério do Turismo, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Ministério de Portos e Aeroportos, Ministério das Mulheres, Ministério da Igualdade Racial e Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania — lançou recentemente a nova campanha do programa Asas para Todos, intitulada “Embarque Numa Boa”.

O objetivo da ação é educar os passageiros do transporte aéreo quanto aos procedimentos de segurança durante inspeções em aeroportos, cultivando o respeito à diversidade e à dignidade de todos os envolvidos. A iniciativa busca garantir um ambiente seguro e acolhedor nos terminais do país.


A campanha é essencial para conscientizar todos sobre a importância dos procedimentos de inspeção, que são cruciais não apenas para a segurança dos passageiros, mas para toda a aviação civil. Respeitar a diversidade e a dignidade de cada um é fundamental para promover uma experiência de viagem positiva e inclusiva”

Laís Campelo, coordenadora de Turismo Responsável do Ministério do Turismo


A coordenadora de Turismo Responsável do MTur, Laís Campelo, aponta os benefícios da iniciativa. “A campanha é essencial para conscientizar todos sobre a importância dos procedimentos de inspeção, que são cruciais não apenas para a segurança dos passageiros, mas para toda a aviação civil. Respeitar a diversidade e a dignidade de cada um é fundamental para promover uma experiência de viagem positiva e inclusiva”, ressalta.

PROTEÇÃO — A campanha destaca a importância de seguir orientações dos Agentes de Proteção da Aviação Civil (Apac) e compreender os direitos e deveres de cada passageiro. Os procedimentos de inspeção, regulamentados pela Resolução da Anac nº 515 de 2019, incluem técnicas para identificar objetos que possam comprometer a segurança e evitar situações como o sequestro de aeronaves e a manutenção de reféns a bordo.

TURISMO INCLUSIVO — O Ministério do Turismo disponibiliza uma série de cartilhas com orientações para o adequado atendimento a turistas LGBTQIA+, idosos e com deficiência ou mobilidade reduzida. As publicações, disponíveis na internet, apresentam conceitos básicos sobre acessibilidade, esclarecimentos a respeito de discriminação, capacitismo, identidade de gênero e orientação sexual, entre outras informações. Clique aqui para acessar as cartilhas.

Mais informações podem ser acessadas no site da campanha .


Nenhum comentário:

Postar um comentário