quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Senado aprova indicação de novo embaixador na Ucrânia Fonte: Agência Senado



Fazendo upload: 743424 de 952928 bytes.

 O Plenário aprovou nesta quarta-feira (23) a indicação do diplomata Norton de Andrade Mello Rapesta para o cargo de embaixador do Brasil na Ucrânia. O nome dele recebeu 39 votos a favor e 3 contrários em sessão deliberativa semipresencial do Senado.


A indicação de Mello Rapesta havia sido aprovada pela Comissão de Relações Exteriores (CRE) na última segunda-feira (21). O relator da MSF 34/2020 foi o senador Major Olimpio (PSD-SP).


Durante a sabatina, o diplomata disse que o relacionamento entre os dois países passa por um bom momento após um período de dificuldades entre 2015 e 2018, por causa do fim do programa espacial e pela queda do comércio bilateral. Na avaliação do diplomata, é o momento de o Brasil procurar reativar essa interação.


— Pretendo reforçar a presença do Brasil na Ucrânia com a identificação de possibilidades para ampliar a cooperação parlamentar. Eu acho fundamental a participação da Comissão de Relações Exteriores, do Parlamento Brasileiro, no acompanhamento das questões internacionais, e a Ucrânia — etimologicamente, Ucrânia quer dizer “país da fronteira” — é um país que está hoje no meio de uma disputa entre União Europeia, Estados Unidos e Rússia — disse.


O fluxo comercial entre os dois países, que chegou a superar US$ 1 bilhão entre 2011 e 2012, despencou para US$ 133 milhões em 2016. Mas isso começa a dar sinais de recuperação. Os principais produtos exportados para a Ucrânia em 2019 foram café, tabaco, aparelhos mecânicos, amendoim, tripas, bexigas e estômagos de animais, açúcar e cítricos. Os principais produtos importados foram fármacos, laminados de ferro e aço, aquecedores elétricos de água, malte e aparelhos elétricos para telefonia.


Mello Rapesta nasceu no Rio de Janeiro e tem 62 anos. Formado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, ingressou na carreira diplomática em 1982. Ele atuou em representações brasileiras em Caiena (Guiana Francesa), Helsinki (Filnândia) e Luanda (Angola). Desde 2016, é embaixador do Brasil no Kuwait.


Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)


Fonte: Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário