sábado, 19 de setembro de 2020

Maternidade Januário Cicco retomará gradualmente os serviços ambulatoriais

 

A Maternidade Escola Januário Cicco, vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte e à Rede Ebserh (Mejc/UFRN/Ebserh), a partir da próxima terça-feira (22), retomará parcialmente os atendimentos ambulatoriais que haviam sido suspensos em decorrência da covid-19.

O retorno seguirá um planejamento construído de maneira coletiva entre os colaboradores e o Comitê de Operações de Emergência (COE), instituído para deliberar ações de combate ao novo coronavírus.

O planejamento contempla medidas de segurança tendo como base os protocolos adotados mundialmente e recomendados pelos órgãos de saúde. Em relação às pacientes, neste primeiro momento, estão sendo priorizados os atendimentos que haviam sido agendados e foram suspensos devido à pandemia. No entanto, as pacientes não devem comparecer espontaneamente à instituição. Elas devem aguardar o contato que está sendo realizado pelos profissionais do serviço, informando dia e horário para o atendimento, uma medida protetiva, para evitar idas desnecessárias à unidade e aglomerações. 

O retorno dos serviços será de forma parcial e gradual, seguindo um rigoroso protocolo de segurança. Seguimos engajados no combate ao novo coronavírus, de modo que esta retomada precisa da colaboração de todos. A maternidade agradece a compreensão e reafirma seu compromisso com a saúde pública potiguar.

Confira abaixo as principais recomendações:

Retomada das atividades acadêmicas

Após cerca de 6 meses de suspensão, foram retomadas também as atividades acadêmicas dos alunos de graduação dos Departamentos de Tocoginecologia, Pediatria, Nutrição e Enfermagem da UFRN. 

Nesse momento, cerca de 36 alunos retornaram à instituição para darem continuidade aos estágios curriculares e tiveram como atividade inicial a participação na capacitação prática de graduação no contexto da covid-19, com o intuito de atender rigorosamente a todos os protocolos de segurança, permitindo a prática acadêmica de forma segura, minimizando os riscos de contaminação.

Para tal, foi necessária uma readequação do processo de ensino-aprendizagem e sobretudo na ambiência dos cenários de prática, que sofreram mudanças significativas na forma de conceber e concretizar a formação profissional dos alunos, priorizando a segurança dos envolvidos e mantendo o compromisso com um ensino de qualidade. O estágio de graduação é uma forma de vivenciar a prática profissional ao longo do semestre acadêmico e tem supervisão direta de um profissional responsável pelo serviço.

    

 

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