segunda-feira, 25 de março de 2024

Filhós com mel de paradura: Tradição do Carnaval

 O carnaval de Caicó é muito conhecido, isso não se discute: o maior do estado e tido como o terceiro maior do Nordeste, perdendo só pra Salvador e Olinda - também queria o quê? Ainda assim, imenso. A cidade fica lotada e pós pandemia tem acontecido mudanças/melhorias que estão fazendo o carnaval crescer ainda mais. Antigamente a folia só começava perto do anoitecer e entrava pela madrugada. Esse ano foi o segundo que o carnaval começou com programação pela tarde e vai até o início da madrugada. Ano passado foi mais modesto, esse ano foi uma programação maior. Pra quem gosta é um prato cheio!

Mas não estamos aqui para falar de carnaval. Vamos falar de comida! Esse é outro prato cheio na região e no carnaval não é diferente. Um dos preparos que são tradicionais para se consumir é o filhós com mel de rapadura. E como todo prato tradicional, cada família deve ter a sua. Um detalhe e outro, um modo de preparo, um "segredo" pra ser diferente dos demais. A única coisa que todos concordam é que filhós é bom demais.



Filhoses com mel de rapadura

Pesquisei bastante sobre a origem e o que se encontra com mais frequência é que é uma herança portuguesa. Se procurar mais, vai ver que os portugueses já importaram dos árabes, Uma vez acabei encontrando que também é um preparo clássico do "carnevale italiani", os fritoles. Tem lá sua semelhança...

A receita em si tem suas alterações; feitas somente com farinha, com batata-doce, com mandioca... Tem as que são acompanhadas com mel de rapadura ou mel de engenho, algumas são servidas com açúcar e canela... Ano passado um colega de curso fez filhoses com queijo e uma calda de goiabada acompanhando, mais uma releitura de "Romeu e Julieta". E ficou muito boa, mas os conservadores fizeram cara feia. Eu sou a favor da liberdade na cozinha, então achei sensacional.

Essa receita que trago para vocês já veio do caderno da minha mãe, que ela já pegou a tempos com uma vizinha, que já deve ter pego com alguma parente. A folha amarelada do caderno comprova o tempo que a receita roda por aí.

Fazendo filhoses - Observações

Preparar filhoses é uma festa. Eu nunca ouvi falar de fazer um pouquinho, só pra matar a vontade. A receita é feita para render. Eu acabei não pesando a massa final, mas rende muito. Seu preparo fica ainda melhor com muita gente: depois que a massa está pronta e vai fritar, quanto mais gente fazendo as bolinhas, melhor. Enquanto preparava aqui tive minhas observações:

  • O líquido ainda entra quente na farinha, já fazendo um pré-cozimento da massa. Depois que entram os ovos tem quem meta a mão na massa - literalmente - para deixar a massa toda homogênea.
  • As claras em neve eu fiz na batedeira, assim como juntar a massa com os ovos, só mudei do fouet para a raquete. o resultado foi satisfatório, mas não tem problema de bater a massa toda na mão.
  • A rapadura foi derretida em água com medida de olho. Eu não acho interessante um mel muito grosso com menos água, nem também fino demais. Lembre-se de que o mel quente parece muito fino, mas ao esfriar acaba engrossando.
  • Ao fazer as bolinhas, não as fazer grandes demais, pois o interior delas pode não fritar rápido o suficiente quanto o exterior, ficando com o gosto um pouco cru.
  • Tem pessoas que boleiam os filhoses na mão, mas é uma massa muito pegajosa. Aconselha-se passar óleo nas mãos para que não grude tanto. Eu prefiro fazer as bolinhas utilizando duas colheres, passando de uma para a outra.
  • O ideal é esperar a massa descansar aproximadamente 1 hora antes de fritar - não foi o meu caso. Fritei logo depois que ficou pronta, deu certo também.
  • O mel de paradura não precisa que seja mexido! Coloque a rapadura no fogo com a água e deixe que derreta!
  • Se por algum motivo não conseguir rapadura, pode fazer um mel de açúcar como substituto! Não é a mesma coisa, mas quebra um galho!
  • A massa pode ser guardada na geladeira para fritar em outra ocasião. Se for o caso, tirar da geladeira para ficar em temperatura ambiente para então começar a fritura.
  • Filhós com mel de rapadura - Receita

  • ngredientes

    Para os filhoses:
    450ml de água (3 xícaras)
    300ml de leite integral (2 xícaras)
    50g de manteiga (2 colheres de sopa)
    500g de farinha de trigo sem fermento
    4 ovos (aproximadamente 200g)
    2 colheres de sopa de fermento químico
    1 colher de sopa rasa de sal
    Óleo para fritar.

    Para o mel:
    500g de rapadura
    Água

    Modo de preparo

    1. Colocar a rapadura inteira em uma panela com água (até aproximadamente metade da rapadura) e levar ao fogo para derreter;
    2. Em outra panela juntar o leite, a água, a manteiga e o sal para ferver;
    3. Em uma panela grande colocar a farinha, o fermento e a mistura líquida fervida. Misturar bem até deixar uma massa uniforme;
    4. Separar as gemas das claras dos ovos; bater as claras em neve, depois acrescentar as gemas e continuar batendo até obter mistura uniforme;
    5. Misturar os ovos à massa de farinha até obter uma massa uniforme. Deixar descansar por aproximadamente 1 hora;
    6. Aquecer o óleo e fritar a massa feita em pequenas bolas.
    7. Servir com mel de rapadura!
    Filhós com mel é uma receita muito simples e deliciosa! Com certeza vale fazer quando for receber visitas. Espero que vocês curtam fazer!

  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário