segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

Dia de Reis: Entenda como os ossos dos três magos foram encontrados em cidade na Alemanha

 

Os três Reis Magos — Foto: Pixabay

Ossos e restos mortais dos “três reis magos” foram encontrados na catedral de Colônia, na Alemanha. Para chegarem até lá, a jornada tem relação com a história da Igreja Católica Romana, quando em 313, o Imperador Constantino, o Grande, governante do Império Romano, emitiu o Édito de Milão, uma declaração que legalizou o cristianismo. Esta segunda-feira (6) marcou a celebração do “Dia de Reis”, celebração que relembra a visita dos magos a Jesus Cristo, após o seu nascimento, para lhe oferecerem presentes.

Segundo a emissora alemã Deutsche Welle, parte dos romanos renunciaram sua crença anterior para adotar a religião. Dentre estas pessoas estava Helena, mãe de Constantino. Ela teria supostamente descoberto o túmulo dos três reis magos em Jerusalém e assim se deparado com os restos mortais.

Embora o trio seja chamado de rei, na Bíblia são descritos como homens sábios, em algumas traduções astrólogos ou magos. As relíquias eram tão valiosas que a mãe do imperador levou para Constantinopla, atual Istambul, de acordo com a emissora.

No entanto, Helena não teve tempo de aproveitar a sua descoberta, pois o imperador deu ao bispo milanês Eustórgio as peças. Ele as embutiu em um sarcófago de mármore e fez com que fosse transportada para a Itália em uma carroça de bois.

No final da árdua jornada de quase 2.000 quilômetros até Milão, os animais exaustos teriam desmaiado do lado de fora dos portões da cidade. Segundo a lenda, esse local preciso é onde Eustórgio construiu uma basílica para guardar os restos mortais dos três reis magos.

Os ossos ficaram lá por mais de sete séculos, até que o Imperador Frederico I, conhecido como Barbarossa, sitiou Milão em 1162. Ao seu lado estava o Arcebispo de Colônia, Rainald von Dassel, que acumulava os cargos de líder religioso, chanceler imperial e comandante militar sob o governo. Segundo a Deutsche Welle, Após a queda da cidade italiana, von Dassel reivindicou os restos mortais do trio como espólio de guerra.

Em 23 de julho de 1164, quando o arcebispo Rainald von Dassel entrou em Colônia acompanhado de suas tropas, foi recebido com aplausos entusiásticos pelos moradores. Eles celebravam a chegada da preciosa carga, descrita por von Dassel na época como “um tesouro incomparável, mais valioso do que todo ouro e pedras preciosas”.

Fonte: O Globo


Nenhum comentário:

Postar um comentário