A semana começa com mais alertas de chuvas pelo país. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém, até esta segunda-feira de manhã, um alerta laranja que cobre principalmente a parte central do Pará, o Norte do Tocantins e o Leste do Amazonas.
São esperadas chuvas entre 30 e 60 mm/h e ventos intensos, de 60 a 100 km/h, que levam ao risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O Climatempo explica que “a chuva nesta época do ano se dá com a atmosfera aquecida sob ar tropical”, por isso é provável que seja forte e com temporais de raios, em especial da tarde para a noite.
Há ainda um alerta amarelo, para chuvas entre 20 e 30 mm/h e ventos de 40 a 60 km/h, que engloba uma parte mais ampla das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. De acordo com o Climatempo, o potencial alto para transtornos está entre Espírito Santo, Norte e interior de Minas Gerais e nos estados de Goiás, Tocantins e Mato Grosso.
A atuação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) “pode aumentar o risco de chuva frequente e persistente nestes estados, sistema que deve atuar até pelo menos esta quinta-feira”, diz.
No Sudeste, a chuva deverá atingir principalmente o Norte de Minas e o Espírito Santo, e acontecer de forma mais irregular e passageira no Rio. Já em São Paulo, “algumas cidades sequer podem ter chuva nesta semana, e a precipitação será bastante irregular no território paulista”, segundo o MetSul Meteorologia.
Além da ZCAS, há ainda uma Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que deve espalhar ao longo da semana a chuva pela costa Norte da região Nordeste. De acordo com o MetSul Meteorologia, a tendência é de que a precipitação aumente gradualmente, atingindo principalmente Bahia, Maranhão e no Piauí.
Já no Sul, as chances de precipitação são mais escassas.
Fonte: O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário