O calendário estabelecido pela Justiça Eleitoral indica que as vaquinhas eleitorais terão início na próxima sexta-feira (15). A partir desta data, todas as páginas de arrecadação criadas no Seja Fã estarão aptas a receberem doações pré-eleitorais.
A plataforma já está aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que pré-candidatos(as) possam criar suas páginas de pré-campanha. As doações serão transferidas para o(a), então, pré-candidato(a) somente após a homologação da candidatura pelo TSE e abertura da conta de campanha, conforme Resolução Nº 23.607, de 17 de dezembro de 2019.
O financiamento coletivo eleitoral é uma prática comum em muitos países, principalmente nos Estados Unidos e em países da Europa. O modelo despontou oficialmente no Brasil em 2018, e o Seja Fã foi pioneiro no Rio Grande do Norte. A plataforma de crowdfunding une duas necessidades: comunicação para expor ideias e captação de recursos junto a apoiadores.
As contribuições são feitas apenas por pessoas físicas e não podem ultrapassar 10% dos rendimentos brutos alcançados no ano anterior da eleição. O valor máximo para doações é de R$ 1.064,00. Os pagamentos podem ser efetuados por meio de boleto bancário, transferência bancária, depósito e cartões de crédito e débito.
“A gente sabe que o momento é de pandemia, mas como o calendário eleitoral ainda não sofreu alterações, é importante que os pré-candidatos possam se organizar e buscar meios de viabilizar os seus projetos e obter êxito nas eleições de 2020”, afirma o idealizador e sócio-diretor da plataforma Seja Fã, Alan Oliveira.
O Seja Fã tem toda regularidade fiscal, financeira, contábil e jurídica para receber doações. Para fazer o pré-cadastro de projetos ou doar, os interessados devem acessar o endereço eletrônico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário