terça-feira, 30 de junho de 2020

Pesquisas da UFRN sobre a Covid-19 são selecionadas em editais nacionais



Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foram selecionados, preliminarmente, em editais nacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

As seleções são voltadas para desenvolver projetos de enfrentamento à Covid-19, em diversas áreas do conhecimento, como fármacos, antropologia, imunologia, telemedicina e análise de dados.

Para a pró-reitora de Pesquisa, Sibele Pergher, como os editais são voltados para ações de enfrentamento ao novo coronavírus, pesquisadores de alto nível e de várias áreas participaram das seleções. “A concorrência foi muito alta e em cada edital aprovamos pesquisadores da UFRN, o que mostra a qualidade da pesquisa na instituição”.

Na opinião do pró-reitor de Pós-Graduação, Rubens Maribondo, apesar de a Covid-19 ser um tema novo, existem diversas pesquisas de base na UFRN que podem ser aplicadas ao novo coronavírus. “O sucesso que observamos nos editais do CNPq e da Capes mostra, claramente, que os projetos mais abrangentes, com mais professores e uma rede interdisciplinar, tiverem melhor avaliação e aprovação. Reforçando que os programas e os pesquisadores devem trabalhar em rede pelo interesse da instituição, do país e da ciência”, avalia.

A professora Karla Morganna Pereira Pinto de Mendonça, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), e a docente Ana Gretel Echazu, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), foram aprovadas, com financiamento, no edital do CNPq Pesquisas para enfrentamento da Covid-19, suas consequências e outras síndromes respiratórias agudas graves.

Outras selecionadas no mesmo edital, por Mérito Técnico Científico e de Relevância Sócio Sanitária, foram a enfermeira Deborah Dinorah de Sá Mororó, que é coordenadora da Residência Multiprofissional, e a professora Lucymara Fassarella Agnez Lima, do Centro de Biociências (CB), que também foi aprovada, no edital da Capes de Epidemias, com a projeto Biotecnologias aplicadas ao enfrentamento da Covid-19.

O docente do CCS Eryvaldo Sócrates Tabosa do Egito foi selecionado no edital da Capes de Fármacos e Imunologia, com o projeto de pesquisa Estratégias inovadoras aplicadas ao Covid-19 – Do diagnóstico ao tratamento, além do professor Luiz Marcos Garcia Gonçalves, do Centro de Tecnologia (CT), para o edital da Capes de Telemedicina e Análise de Dados Médicos, com o projeto Métodos de predição da dinâmica de epidemias e pandemias virais com análise clusterizada de dados sob a perspectiva da inteligência artificial.

CNPq

O edital Pesquisas para enfrentamento da COVID-19, suas consequências e outras síndromes respiratórias agudas grave tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de pesquisas de cunho científico ou tecnológico relacionadas ao novo coronavírus e outras síndromes respiratórias agudas graves. Os detalhes do edital podem ser acessados no site do CNPq.

Capes

O Edital de Seleção Emergencial Fármacos e Imunologia tem o objetivo de apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica e formação de recursos humanos altamente qualificados, nas áreas da epidemiologia, infectologia, microbiologia, imunologia, bioengenharia e bioinformática. O Edital de Seleção Emergencial Telemedicina e Análise de Dados Médicos é voltado exclusivamente ao desenvolvimento de estudos, procedimentos e inovações tecnológicas em telemedicina e análise de dados médicos para o enfrentamento da pandemia da covid-19 e temas correlatos. O edital de Epidemias é voltado ao enfrentamento da nova pandemia coronavírus. Confira os editais no site da Capes.

Com informações da UFRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário