domingo, 29 de agosto de 2021

F1: chuva estraga GP da Bélgica, e Verstappen vence “corrida” de três voltas

 

Foi melancólico o Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1 neste domingo (29). A forte chuva que caiu em Spa-Francorchamps atrasou a largada em mais de três horas e fez com que os pilotos completassem apenas três voltas – todas elas atrás do safety car. 

Com isso, a “corrida” terminou justamente com a ordem da largada. Max Verstappen, da Red Bull, ficou com a vitória. George Russell, que brilhou no treino classificatório de sábado com a Williams e subiu ao pódio pela primeira vez, foi o segundo, seguido por Lewis Hamilton, da Mercedes.

Daniel Ricciardo (McLaren), Sebastian Vettel (Aston Martin), Pierre Gasly (AlphaTauri), Esteban Ocon (Alpine), Charles Leclerc (Ferrari), Nicholas Latifi (Williams) e Carlos Sainz (Ferrari) completaram o top 10 da prova.

Como apenas três das 44 voltas previstas foram completadas, os pilotos vão somar apenas metade da pontuação prevista na classificação do Mundial. Com isso, Hamilton segue na liderança, com 202,5 pontos, contra 199,5 de Verstappen.

A chuva forte fez os pilotos inicialmente partirem para a volta de apresentação às 10h25, com 25 minutos de atraso. As péssimas condições, porém, forçaram a bandeira vermelha e impediram a largada.

Seguiu-se a partir dali uma espera de quase três horas,  o que inclusive gerou cenas inusitadas, como Lando Norris dormindo no paddock e Mick Schumacher (Haas) e Vettel jogando futebol. 

Às 13h18 (de Brasília), os pilotos largaram atrás do safety car – sem, portanto, poder fazer ultrapassagens. O clima, porém, não melhorou e após três voltas, justamente o que o regulamento prevê para distribuir metade dos pontos, a organização encerrou a prova.

A Fórmula 1 volta já no próximo final de semana, dias 3, 4 e 5 de setembro, com o Grande Prêmio da Holanda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário