A Fiocruz lançou uma nova versão, atualizada e ampliada, do documento que publicou em março reunindo um conjunto de orientações e recomendações a respeito das atividades escolares em um cenário que ainda é de pandemia da Covid-19.
Com o título Recomendações para o retorno às atividades escolares presenciais no contexto da pandemia de Covid-19, o material é baseado em evidências e informações científicas e sanitárias, nacionais e internacionais, sobre o retorno às atividades escolares.
Esta nova edição traz como novos elementos questões como a vacinação de crianças e adolescentes, a transmissão aérea da Covid-19, os possíveis riscos em ambientes fechados e como enfrentá-los, entre outros temas.
O documento da Fiocruz aponta que a vacinação de jovens de 12 a 18 anos pode significar um retorno mais rápido à prática de esportes e outras atividades e a uma socialização mais completa, incluindo o fortalecimento das relações na família e na comunidade.
A implementação da vacinação para adolescentes pode reduzir significativamente o fechamento prolongado de turmas, escolas e interrupções de aprendizagem.
O documento, com base em estudos internacionais, reitera que a vacinação de adolescentes em situação de vulnerabilidade clínica ou necessidade educacional especial pode ajudar a garantir a segurança e a oportunidade de acesso à escola e a educação.
O documento informa ainda que os protocolos para o retorno seguro passaram a considerar a seguinte composição de prioridade para as medidas protetivas: adaptação para ventilação e melhoria da qualidade do ar dos ambientes; uso de máscaras com comprovada eficácia; definição de estratégia para rastreamento e monitoramento de casos e contatos na escola e medidas para suspensão de atividades presenciais; manutenção do distanciamento físico de, pelo menos, 1 metro e meio, e orientações sobre higienização contínua das mãos.
Outras informações sobre as recomendações para um retorno seguro às atividades escolares no site Fiocruz.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário