terça-feira, 14 de junho de 2016

Acolher para colher os frutos de uma história de muita luta




FOTO: Ana Célia Floriano

Um lugar que acolhe, que respeita, que possibilita a troca de experiências. Assim está estruturado o espaço da 2ª Plenária Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Terceira Idade e Idosos/as, no Centro de Treinamento Educacional (CTE), em Luziânia (GO). A atividade, que começou hoje, e vai até a próxima quinta-feira, sob a coordenação da Contag, Fetags e Sindicatos, foi cuidada em todos os seus detalhes para que histórias sejam tecidas e saberes sejam valorizados.
 
 
Decoração, hospedagem, alimentação, saúde e todos os outros elementos foram pensados para que os mais de mil idosos e idosas de todos os cantos do País se sintam acolhidos com o cuidado e o carinho que merecem. Afinal, eles e elas trazem em suas bagagens, em seus rostos e em suas mãos a história de lutas e conquistas do Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais.
 
A decoração traz em sua essência o que há de mais tradicional nas áreas rurais. A simplicidade de um campo com gente, com a feira livre, com o banco de praça - que possibilita o bate-papo, as trocas -, com o Sindicato, que fortalece a luta dos trabalhadores e trabalhadoras.
 
 
Para a hospedagem, a delegação de cada estado está alojada em quartos próximos, fortalecendo as relações locais. Mas, em todo o Centro, há espaços de convivência, para ampliar o contato com os grupos de outras regiões.   
 
“A infraestrutura está excelente. Há um grande cuidado, por parte da Contag, com a nossa acolhida. Este ambiente ajuda na nossa troca de experiências”, afirma José Rodrigues, participante da região Nordeste.
 
As refeições ocorrem em um local amplo, arejado, com a produção sendo acompanhada de perto por uma nutricionista. Uma alimentação rica em verduras, frutas e sucos; e o cuidado com o excesso de sal e gorduras são orientações que integram o “cardápio”.
 
Mas, se mesmo com toda a atenção dispensada, for registrado algum problema de saúde, existe todo um serviço de atendimento no local. São três espaços, sendo um consultório médico, uma sala para as pessoas que estiverem em observação e outra para o fornecimento da medicação. Caso haja um caso mais grave, uma ambulância toda equipada está à disposição para o deslocamento até o hospital. E buscando prevenir acidentes ou incêndios, três brigadistas estão circulando, durante todo o tempo.  Tudo isso sem contar o Cantinho do Cuidado, onde as pessoas poderão fazer massagens e ter uma orientação sobre medicamentos fitoterápicos.
 
Porém, como dizem as pessoas mais experientes: “melhor prevenir do que remediar”.  Então, as dicas para evitar problemas de saúde, durante os quatro dias de evento, são: tomar muita água, evitar sal, e não esquecer de tomar os medicamentos que já usam regularmente.
 
E se na animação para participar das muitas atividades previstas, o participante perder algum material, é só procurar no espaço de Achados e Perdidos, que funcionará na Secretaria do Evento.
 
“Está tudo ótimo! Nota 10! Adorei o quarto, a comida, a decoração. Aqui sim, é um lugar que ajudará a gente a aprender muito”, comenta, animada, a participante da região Sul, Iria Turra.
 
 
FONTE: Assessoria de Comunicação da 2ª Plenária de Terceira Idade, Idosos e Idosas - Ana Célia Floriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário