terça-feira, 14 de junho de 2016

O papel estratégico da comunicação





FOTO: Luiz Fernandes

De nada adianta fazer algo grandioso se ninguém ficar sabendo! Em comunicação, o segredo definitivamente não é a alma do negócio. Um evento como a 2a Plenária Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Terceira Idade e Idosos(as), que reúne cerca de mil pessoas dos mais distantes cantos desse País ficaria restrito a esse universo se não fosse o trabalho estratégico da imprensa. Isso antes, durante e depois. Desde o mês de fevereiro, a assessoria de comunicação da CONTAG vem desenvolvendo o material de divulgação da Plenária. Tudo pensado, em cada detalhe...  A renda do folder, as letras “bordadas” nos fundos de palco, sacolas e bolsinhas para o crachá têm tudo a ver com o lema Tecendo histórias e valorizando saberes... E assim são “enfeitados” os espaços do Centro de Treinamento Educacional – CTE, em Luziânia, Goiás. Para o presidente da CONTAG, Alberto Broch, “a comunicação é como se fosse a alma do evento, especialmente na plenária da terceira idade do MSTTR, segmento que é um grande sustentáculo da autossustentação política do movimento sindical. A comunicação, sem dúvida, é o principal instrumento para levar a plenária a todos os centros”.
Acessando o site da CONTAG, foi possível assistir a abertura da Plenária ao vivo, através da TV CONTAG. Antes, foram enviados chamadas (spots) de rádio para que as federações pulverizassem as informações da Plenária em seus sites. No local do evento, telões reproduziam, antes do início da plenária, as lutas e conquistas da Terceira Idade. Nas redes sociais, facebook, youtube, twitter, whatsapp e portal divulgam informações sempre atualizadas, desde a chegada das delegações e credenciamento, passando pela infraestrutura, como saúde, achados e perdidos e o conteúdo da plenária em si como, nesse momento, a conferência Tecendo histórias, valorizando saberes: o protagonismo e a participação política das pessoas da terceira idade e idosas na vida e no MSTTR, que está sendo feita pelo especialista em gerontologia Marco Aurélio Acosta, da Universidade Federal de Santa Maria. Amanhã, quando 16 oficinas e 12 diálogos temáticos ocuparem diversos espaços do CTE, a assessoria da CONTAG vai estar acompanhando e retratando, em fotos, imagens e textos, tudo o que acontece e passando essa história adiante através de todos os meios de comunicação que estão à disposição para a cobertura do evento.
Quando o sol se por na quinta-feira, delegados e dirigentes embarcam de volta para casa, com a sensação do dever cumprido... Menos o pessoal da imprensa: na CONTAG e nas federações, as matérias até então publicadas serão “encorpadas” para o jornal e revista que terão conteúdo exclusivo da Plenária. Milhares de fotos serão analisadas, imagens serão assistidas inúmeras vezes para dar vida ao vídeo oficial que será produzido... A Plenária terá rompido, definitivamente, todas as fronteiras geográficas e ganhará o Brasil e o mundo. Graças à comunicação.
FONTE: Assessoria de Comunicação da 2ª Plenária da 3ª Idade - Izabel Rachelle

Nenhum comentário:

Postar um comentário