De nada adianta fazer algo
grandioso se ninguém ficar sabendo! Em comunicação, o segredo
definitivamente não é a alma do negócio. Um evento como a 2a
Plenária Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Terceira
Idade e Idosos(as), que reúne cerca de mil pessoas dos mais distantes
cantos desse País ficaria restrito a esse universo se não fosse o
trabalho estratégico da imprensa. Isso antes, durante e depois. Desde o
mês de fevereiro, a assessoria de comunicação da CONTAG vem
desenvolvendo o material de divulgação da Plenária. Tudo pensado, em
cada detalhe... A renda do folder, as letras “bordadas” nos fundos de
palco, sacolas e bolsinhas para o crachá têm tudo a ver com o lema Tecendo histórias e valorizando saberes... E assim são “enfeitados” os espaços do Centro de Treinamento Educacional
– CTE, em Luziânia, Goiás. Para o presidente da CONTAG, Alberto Broch,
“a comunicação é como se fosse a alma do evento, especialmente na
plenária da terceira idade do MSTTR, segmento que é um grande
sustentáculo da autossustentação política do movimento sindical. A
comunicação, sem dúvida, é o principal instrumento para levar a plenária
a todos os centros”.
Acessando o site da
CONTAG, foi possível assistir a abertura da Plenária ao vivo, através da
TV CONTAG. Antes, foram enviados chamadas (spots) de rádio para que as
federações pulverizassem as informações da Plenária em seus sites. No
local do evento, telões reproduziam, antes do início da plenária, as
lutas e conquistas da Terceira Idade. Nas redes sociais, facebook,
youtube, twitter, whatsapp e portal divulgam informações sempre
atualizadas, desde a chegada das delegações e credenciamento, passando
pela infraestrutura, como saúde, achados e perdidos e o conteúdo da
plenária em si como, nesse momento, a conferência Tecendo histórias, valorizando saberes: o protagonismo e a participação política das pessoas da terceira idade e idosas na vida e no MSTTR, que está sendo feita pelo especialista em gerontologia Marco Aurélio Acosta, da Universidade Federal de Santa Maria.
Amanhã, quando 16 oficinas e 12 diálogos temáticos ocuparem diversos
espaços do CTE, a assessoria da CONTAG vai estar acompanhando e
retratando, em fotos, imagens e textos, tudo o que acontece e passando
essa história adiante através de todos os meios de comunicação que estão
à disposição para a cobertura do evento.
Quando
o sol se por na quinta-feira, delegados e dirigentes embarcam de volta
para casa, com a sensação do dever cumprido... Menos o pessoal da
imprensa: na CONTAG e nas federações, as matérias até então publicadas
serão “encorpadas” para o jornal e revista que terão conteúdo exclusivo
da Plenária. Milhares de fotos serão analisadas, imagens serão
assistidas inúmeras vezes para dar vida ao vídeo oficial que será
produzido... A Plenária terá rompido, definitivamente, todas as
fronteiras geográficas e ganhará o Brasil e o mundo. Graças à
comunicação.
|
|||
FONTE: Assessoria de Comunicação da 2ª Plenária da 3ª Idade - Izabel Rachelle | |||
terça-feira, 14 de junho de 2016
O papel estratégico da comunicação
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário