Comunhão e agradecimentos ao trabalho dos sacerdotes marcaram a mensagem do Bispo de Benguela, D. António Francisco Jaca, na Missa crismal, só agora realizada por conta das restrições da Covid-19.
Anastácio Sasembele – Luanda, Angola
Sacerdotes da diocese de Benguela, em Angola, foram chamados a renovar os seus compromissos em missa crismal na Catedral de Nossa Senhora de Fátima.
Com o retorno das Missas e outras actividades pastorais em 17 das 19 dioceses de Angola, as celebrações que marcam o ano litúrgico, antes impedidas por conta das medidas apertadas da Covid-19, vão tendo lugar nas diferentes dioceses da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST).
Na diocese de Benguela, por exemplo, os sacerdotes renovaram os seus compromissos, na quinta-feira (16/07), durante a Missa presidida pelo bispo da diocese D. António Francisco Jaca que falou do significado da Missa crismal consubstanciada na comunhão sacerdotal.
“Nela vivenciamos a plena comunhão do presbitério diocesano, comunhão expressa neste estarmos juntos, celebrando a eucaristia”, referiu o prelado.
“O sacramento da Ordem é vocação específica. O presbítero pode fazer da própria vida um dom de amor e cooperar na edificação da Igreja. É uma pessoa ungida para apascentar o rebanho de Deus”, destacou na homilia D. Jaca.
O bispo acrescentou que, pela ordem, o ministro se dedica à sua comunidade, que é sua família. Ele pediu que os padres sempre reacendam o dom de Deus que está em cada um e cultivem o bem que receberam de Deus em favor da Igreja.
E em tempos de pandemia o trabalho dos padres tem sido redobrado devido ao número de celebrações eucarísticas presididas nas comunidades religiosas, e em alguns casos transmitidas pelas mais diversas plataformas digitais, com um único objectivo, levar o Evangelho a todos os fiéis confinados em casa, daí os agradecimentos do pastor da diocese de Benguela a todos os sacerdotes pelo seu empenho no ministério.
A renovação das promessas sacerdotais e a bênção dos santos óleos constituíram os ritos centrais da Missa que foi animada pelo coro do Seminário Maior do Bom Pastor, secção de Teologia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário