Elikya, é uma iniciativa dos padre combonianos criada durante o lockdown para “voltar ao essencial da Palavra em chave missionária e viver realmente estes tempos de medo e isolamento. Para voltar a vislumbrar a esperança de uma nova criação"
Francesca Sabatinelli – Vatican News
Elikya é a esperança do Evangelho sem fronteiras. É "esperança", porque é isso que Elikya significa, traduzido do idioma lingala, falado na República Democrática do Congo. E é Evangelho para as experiências missionárias oferecidas pelos Padres Combonianos aos ouvintes todos os dias com um programa, graças ao qual, "dia após dia, o Evangelho missionário entra nas casas". O programa Elikya é proposto pela plataforma Spreaker, com uma rádio web social, onde são oferecidos testemunhos diários "que podem alimentar a esperança de todas as maneiras possíveis", explica o padre Claudio Parotti, missionário comboniano.
A Palavra de Deus para alimentar a esperança
Como missionários combonianos", explica padre Claudio, "durante a pandemia, como todas as pessoas responsáveis, ficamos fechados, mas ao mesmo tempo tivemos que alimentar a esperança de todas as maneiras, e entre estas estava a Palavra de Deus". “Assim nasceu esta ideia, de fazer com que o Evangelho chegasse ao maior número de pessoas possível. As pessoas recebem o Evangelho que a Igreja propõe todos os dias, o texto do Evangelho, com um breve comentário, e não só de combonianos, mas, mantendo a inclinação missionária, também de outras pessoas, algumas das quais provenientes de várias partes do mundo".
A Covid vivida como ocasião para reencontrar as prioridades
Segundo o missionário, a pandemia e o isolamento deveriam ser vividos, mesmo na sua dramaticidade, se possível, também como uma oportunidade. “Certamente na vida concreta não é fácil, considerando as muitas mortes – continua o padre - mas muitas pessoas aceitaram a quarentena, e isso se tornou uma oportunidade para restaurar a qualidade das relações, para rever certas prioridades. Espero que também para as comunidades religiosas, de vida religiosa, seja uma oportunidade de redescobrir o que é realmente inegociável, o que é realmente muito importante. Bem, talvez a pandemia esteja nos levando a tomar medidas concretas”.
O Evangelho como proposta de vida
Portanto Elikya é a expressão da missionariedade em tempos de pandemia, “não é um slogan”, insiste padre Parotti. “Elikya não é a única expressão radiofônica dos combonianos, que têm o programa Gr África, o noticiário do continente feito pela redação da sua revista mensal Nigrizia. "Tentamos torná-lo um modo de vida, o Evangelho é uma proposta de vida, de vida compartilhada, necessária também para dar sentido, especialmente neste tempo de pandemia, à própria vida e à das pessoas ao nosso redor. Temos também Uacanda programa semanal, uma ponte entre a África e a Europa que se dedica também às populações afro-americanas e afro-européias.
A mensagem profética de São Daniel Comboni
"Em 1872 - conclui padre Claudio - Daniele Comboni (bispo missionário e católico e fundador dos missionários e missionárias combonianos, canonizado por São João Paulo II em outubro de 2003, ndr) já estava pensando como era importante que na Europa, na Itália, aprendêssemos a conhecer verdadeiramente a África. O que para nós era uma mensagem 'profética', para algumas pessoas era bastante ‘absurdo’, mas este interesse em nos envolvermos com as populações que se encontram em maiores dificuldades permanece".
Nenhum comentário:
Postar um comentário