segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Tremores de terra vêm sendo registrados no Nordeste em agosto

 

Somente neste mês, a cidade de Pedra Preta, no Rio Grande do Norte, apresentou duas ocorrências de tremores de terra. O primeiro evento teve magnitude de 1.8 na escala Richter e foi registrado no dia 17 de agosto, voltando a ocorrer, neste sábado (29), com 2,2 de magnitude segundo os dados do Laboratório Sismológico da UFRN que monitora e analisa esses eventos em vários estados do Nordeste.

Neste mês, os tremores vêm sendo registrados não só no RN, mais em outros estados do Nordeste. O mais recente foi captado, na manhã deste domingo (31), pelo Centro de Sismologia da USP, no Recôncavo Baiano, com variações de magnitude de 4,2 e 3,7, na cidade de Amargosa, cidade distante 160 da capital, Salvador.

No dia 27, foram registrados quatro abalos sísmicos em Caruaru, interior de Pernambuco com gradações de  magnitude entre  1,7 a 1,9 MR.  Segundo o Prof. Dr. Joaquim Ferreira, do blog Sismos do Nordeste, “é impossível prever como a atual atividade sísmica vai evoluir, ou seja, se só teremos uma atividade sísmica com alguns eventos ou se terá início uma intensa atividade sísmica, como em 1967”, disse ele ao comentar o caso em Caruaru.

No Ceará também teve registro de abalos. No dia 17 a terra tremeu duas vezes com magnitude  de 1,7 na primeira vez e 1,8 na segunda na cidade de Tejuçuoca. O evento voltou a acontecer em 26 de agosto, desta vez na Serra da Meruoca com 1,6 mR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário