segunda-feira, 13 de março de 2017

CONTAG inicia credenciamento para o 12° CNTTR



FOTO: Luiz Boaz
 
Após um ano de preparação em todo o Brasil, pelo conjunto do Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (MSTTR), a CONTAG iniciou pontualmente às 8h o credenciamento para os mais de 2 mil delegados e delegadas das 27 Federações, que estão chegando em Brasília, para participar do 12° Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (12°CNTTR), de hoje (13) a 17 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Ao todo, serão mais de 2,5 mil participantes, entre delegados (as), convidados (as) e autoridades, bem como a equipe de infraestrutura, o que demonstra a importância do evento.
 
 
A jovem mineira Cláudia dos Santos Ribeiro, 31 anos de idade, foi a primeira a receber a credencial e, com isso, se habilitou a participar de todas as etapas do Congresso, entre elas a votação para a escolha da nova diretoria da CONTAG, que ocorrerá na manhã de sexta-feira (17). Pela terceira vez em Brasília, (11° CNTTR e Marcha das Margaridas), ela é associada há nove anos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Francisco Badaró, no Vale Médio Jequitinhonha, Minas Gerais. Cláudia disse que participar do Congresso é muito significante, pois quer garantir e buscar novas conquistas. “A paridade é fundamental para nós, mulheres, e representa uma grande conquista”, justificou. Ela entrou no ônibus às 11h30min de ontem na cidade de Araçuaí, no sudeste mineiro, viajou a noite toda e chegou às 5h30 de hoje.
 
 
A secretária-geral da CONTAG, Dorenice Flor da Cruz, diretora responsável pelo credenciamento, afirmou que toda a equipe está trabalhando com muita alegria para receber todas as delegações. “A nossa expectativa é bastante positiva para que possamos fazer um grande Congresso. Estamos trabalhando com dez guichês para atendimento, sendo um para cada região (Sul, Norte, Centro-Oeste e Sudeste). Como a Nordeste é uma das maiores delegações, ela foi dividida em seis guichês. Também tem um específico para suplentes e observadores”, explicou.
 
Da mesma equipe de Dorenice, José Lourenço Cadoná, assessor da Regional Sul da CONTAG, fez uma rápida avaliação do andamento dos credenciamentos e garantiu que está tudo tranquilo. Pelo regimento do 12° CNTTR, o credenciamento encerra às 16h. Após esse horário até 18h podem ser credenciados os suplentes. Logo após receber o crachá, os participantes ganham uma pasta com o documento-base, garrafinha para água, fichas de votação, ticket para retirar camiseta e, inclusive, quem veio de avião recebe o voucher para fazer o check-in. “Tá tudo muito bem organizado”, assegurou.
 
O delegado Oscar Lopes Cardoso, associado do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Madeiro, Piauí, conta que é a segunda vez que está em Brasília, onde participou do 11° CNTTR. “O movimento sindical precisa mostrar toda sua força exatamente neste momento que lutamos contra as reformas da Previdência Social e do Trabalho. O Congresso deve discutir essas reformas, apesar das audiências públicas que estão acontecendo pelos estados”, contou. Oscar saiu de Teresina às 19h do dia 11 (sábado) e desembarcou em Brasília hoje cedo. “Dois dias de viagem, mas estamos contentes por estar aqui. A conquista só vem com luta e sacrifício”, completou o piauiense.
 
FONTE: Assessoria de Comunicação 12º CNTTR - Luiz Boaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário