segunda-feira, 13 de março de 2017

Por isso vem, entra na roda com a gente também, você é muito importante




FOTO: Ana Célia Floriano
 
Fazer com que cada delegado e delegada do 12º CNTTR se sinta parte fundamental do processo de fortalecimento da organização sindical da agricultura familiar. Esse é o sentimento da CONTAG ao acolher as delegações de todas as regiões do país, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, na manhã de hoje (13). Para que tudo saia como planejado, a Confederação tem consciência de que o cuidado com cada detalhe da infraestrutura é essencial.
 
“Os trabalhadores e trabalhadoras rurais merecem toda a nossa atenção. Quando chegamos nos estados deles, somos muito bem recebidos, então é uma obrigação da CONTAG retribuir isso, atendendo-os com o máximo de conforto e informação. A infraestrutura não pode atrapalhar o debate político, que é o essencial no Congresso. Aqui, vamos entender o momento em que estamos vivendo, para tirarmos encaminhamentos e fortalecermos a luta para que não haja perda de direitos. Assim, vamos continuar melhorando a vida dos nossos associados e associadas, na nossa base”, afirma o secretário de Finanças e Administração da CONTAG, Aristides Santos   
 
No espaço do Centro de Convenções, um amplo refeitório oferecerá aos(às) participantes o almoço e o jantar. São mais de 20 mil refeições acompanhadas por uma nutricionista, e com o cuidado de evitar alimentos gordurosos e incluir frutas, verduras e sucos no cardápio. Já o café da manhã será nos 14 hotéis que foram reservados. Para evitar que o calor cause algum problema de saúde aos delegados e delegadas, 400 galões de 20 litros de água foram distribuídos por todo o Centro, e garrafas foram entregues nos kits dos participantes.
 
 
E por falar em saúde, esse é um tema que terá uma atenção especial durante todos os dias do Congresso. Assim, um posto médico foi instalado, contando com médico, enfermeiros, ambulância com UTI e brigadistas. E como a limpeza é parte importante, uma grande equipe ficou responsável por manter o ambiente em situação adequada e agradável aos trabalhos.
 
“Depois de horas e horas de viagem, foi bom chegar e já ter a alimentação pronta. O local é muito agradável e fomos muito bem recebidas. Tá tudo muito simples e bonito”, comenta a delegada Maria de Fátima Moura.
 
Vamos tomar um chá?
 
Esse é o convite da equipe da Associação de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Acampados no Tiradentes, que está presente no 12º CNTTR. Eles são da cidade de São Sebastião, a 30km do centro de Brasília, e vão servir uma grande variedade de chás durante todos os dias de Congresso. A agricultora Josefa Francisca explica que houve o cuidado em trazer ervas digestivas e relaxantes, para que os(as) participantes se sintam bem. “Porém, também vamos servir chás que dão foco, a exemplo do alecrim com gengibre. Afinal, estamos em um Congresso, não é mesmo?”, lembra, sorridente.
 
Crianças 
Para que as mães possam se dedicar aos debates, sem ficar preocupadas com seus filhos e filhas, foi montado um Espaço Criança. Lá, além de ter um berçário para crianças a partir de três meses, cuidadoras realizarão atividades com as crianças de até 10 anos.
 
Como esta é uma oportunidade de fortalecimento da integração dos estados e regiões, foi planejado um Espaço de Convivência, com vários bancos, para que as pessoas possam se reunir e conversar. Mas, se a proposta for se conectar e repassar as informações sobre o 12º CNTTR para os seus estados, os delegados e delegadas também terão um local com seis computadores, ou poderão acessar o wi-fi, que terá 150 megas à disposição.
 
“Estou gostando muito de tudo. Esse espaço organizado assim facilita os debates e a integração. Aqui vamos aprender muito, para repassarmos as informações quando chegarmos ao nosso município”, destaca o delegado Jair Vieira de Melo.
 
 
Exposições
Na ambientação, há um local reservado à exposição Retratos da História – O caminho das Margaridas, construída com imagens de atividades nacionais, mas também com fotos trazidas pelos estados.
 
Estandes foram estruturados próximos ao refeitório, para que as regiões possam expor produtos da agricultura familiar e publicações, mostrando a força que vem do campo. Lá, também serão reservados espaços para os parceiros.
 
 
 
 
 
 
FONTE: Assessoria de Comunicação 12º CNTTR - Ana Célia Floriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário