O Brasil pode ter embarque aéreo sem uso de documentos de identidade. Esta nova tecnologia de reconhecimento biométrico foi apresentada no Digital Week Minfra.
Desenvolvida pelo Serpro para o Ministério da Infraestrutura, a tecnologia está em fase piloto, com previsão de implantação de testes ainda neste ano.
O objetivo é que o cidadão passe por todas as etapas do embarque aéreo sem apresentar, em nenhum momento, qualquer tipo de documentação.
O sistema de reconhecimento por biometria, que valida a identidade do viajante por selfies, tiradas na hora, compara a foto com a base de dados do Denatran.
Desta forma, a responsabilidade pela validação da identidade do viajante deixa de ser das companhias aéreas e passa a ser feita, com toda segurança, pelo governo federal.
Agora, se o usuário não tiver ou não quiser usar seu celular, poderá fazer as selfies no próprio aeroporto, que estará equipado para isso. Desta forma, o viajante terá o embarque muito mais rápido, sem tirar a identidade do bolso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário