Vida em Primeiro Lugar! Basta de miséria, preconceito e repressão! Queremos trabalho, terra, teto e participação!”
A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) apoia e recomenda suas Federações e Sindicatos filiados, e toda a sociedade, a contribuírem com a realização do Grito dos Excluídos 2020.
Em sua 26ª edição, o Grito dos Excluídos 2020, tem como lema “Vida em Primeiro Lugar! Basta de miséria, preconceito e repressão! Queremos trabalho, terra, teto e participação!”. A escolha é uma resposta ao cenário de desmonte de direitos e ao aumento da repressão do Estado contra as populações mais pobres.
Realizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com apoio de várias organizações, o Grito dos Excluídos 2020 acontece desde 1995 e, articula uma das principais mobilizações da semana da Independência do Brasil. O Ato principal acontece no dia 07 de setembro, em todo o país.
“Recomendamos às nossas Federações e Sindicatos filiados, e toda sociedade, a apoiarem na mobilização e realização do Grito dos Excluídos 2020 ‘Basta de miséria, preconceito e repressão! Queremos trabalho, terra, teto e participação!’. Esta é uma importante ação na luta pela soberania popular e conscientização das pessoas sobre os processos de exclusão, sobretudo, diante do atual momento de crises política e sanitária, que atravessa o Brasil. Vamos juntos(as) gritar pelos direitos dos(as) trabalhadores do campo e da cidade!”, convida o presidente da CONTAG, Aristides Santos.
QUAL O SEU GRITO?
Para fortalecer a mobilização do Grito dos Excluídos 2020, a CONTAG também convida você para participar da campanha “Qual o seu Grito?”
A campanha acontece ao longo da construção do Grito 2020, e a proposta é que você envie um vídeo para a equipe de comunicação do Grito dos Excluídos - (61) 9 82830006, considerando temas como trabalho, terra, participação, água, teto, dentre outros que dialoguem com a sua realidade.
Orientações para fazer os Vídeos - "Qual É O Seu Grito?"
- Procure um lugar bem iluminado, sem muito barulho;
- Coloque o celular na horizontal (deitado). Se possível, apoie o celular em alguma superfície para evitar movimentos bruscos;
- Espere 10 segundos com a câmera já ligada.
- Faça uma breve apresentação sua, apenas nome e organização (Evite "bom dia, boa tarde e boa noite");
- Depois da breve apresentação fale O meu grito é por...
- Finalizar com a frase: “Vida Em Primeiro Lugar!”
- Os vídeos devem ser curtos, no máximo 1 minuto.
- Se achar necessário, treine pelo menos uma vez antes de gravar.
Desde já, a CONTAG agradece pelo seu apoio!
“Nenhuma família sem casa, nenhum camponês sem terra, nenhum trabalhador sem direitos, nenhuma pessoa sem a dignidade que o trabalho dá.” (Papa Francisco)
Saiba mais sobre o Grito dos Excluídos 2020 AQUI
Leia abaixo a Carta de Apoio da CNBB ao Grito dos Excluídos 2020
“Vida em Primeiro Lugar” o 26º Grito dos Excluídos e Excluídas quer ressoar em nossas mentes e em nossos corações o compromisso de que precisamos estar atentos e atentas para percebermos os sinais que nos impõem os tempos atuais, marcados pela pandemia que escancara a triste situação de como vive a maioria da população brasileira, sem terra (território), sem teto e sem trabalho, sem saúde, sem educação e sem alimento. Portanto sendo arrancada sua dignidade.
Estamos em tempos difíceis, a pandemia acometida pelo coronavirus (COVID-19), já matou milhares de pessoas, são milhares de famílias que sofrem por ter perdido seus entes queridos. Infelizmente, existe uma omissão por parte do governo brasileiro, falta de vontade em resolver as questões da saúde. Um ministério que não se deixa orientar pelos conhecimentos científicos; incapacidade de administrar os recursos destinados ao combate a pandemia. Há uma indiferença em relação aos cuidados da vida, avanço de desmonte de direitos sociais; alimenta-se a cultura do ódio sustentada pelas notícias falsas manifestadas nas redes sociais.
O 26º Grito dos Excluídos e Excluídas com o lema “Basta de Miséria, Preconceito e Repressão! Queremos Trabalho, Terra, Teto e Participação”, são gritos: de encarcerados/as, povo em situação de rua, comunidades tradicionais, povos indígenas, comunidades das periferias das grandes, médias e pequenas cidades, gritos de trabalhadores e trabalhadoras em serviços precarizados, gritos das comunidades ciganas, migrantes, povo do circo (circenses). São milhões de trabalhadores e trabalhadoras em serviços informais, são esses e tantos outros. “Um clamor de justiça está no ar”, como diz no canto Afro.
Eis um grande apelo para nós; Igrejas, pastorais, organismos, movimentos populares. Todos e todas comprometidos e comprometidas com a vida humana e de toda a criação; somos motivados e motivadas a ouvir o chamado do Deus da vida: “ Eu vi a miséria do meu povo e ouvi o seu clamor, por isso desci a fim de libertá-los” (Ex 3,7-8). Por isso, conclamamos a homens e mulheres de boa vontade, à comunidade cristã, católicos e católicas, Arqui-Dioceses, Paróquias, Pastorais, comunidades para apoiar e assumir o 26º Grito dos Excluídos e das Excluídas em nível local.
Que o grito dos Excluídos e Excluídas seja o nosso grito e desperte em nós força para lutar em busca do Reino de Deus que começa aqui agora; na luta pelo Bem Viver e da Terra Sem Males. Ecoamos os nossos gritos, com o “ressoar dos atabaques do povo negro; som do maracá de esperança e resistência dos povos indígenas.” Juntemo-nos com todos os povos, tecendo sonhos de justiça e paz na grande teia da solidariedade e gritar: Vida em primeiro lugar. Basta de Miséria, Preconceito e Repressão! Queremos Trabalho, Terra, Teto e Participação!
Que o Deus da vida, que nos encoraja na luta, caminhe sempre convosco e abençoe-vos!
Amém! Axé! Awere! Aleluia!
FONTE: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes, com informações da Comunicação do Grito dos Excluídos 2020
Nenhum comentário:
Postar um comentário